A Red Bull Racing pode estar prestes a sofrer mais uma baixa importante em sua estrutura na Fórmula 1. Segundo o ex-piloto da categoria, Ralf Schumacher, rumores nos bastidores indicam que Paul Monaghan, chefe de engenharia de carros da equipe, pode ser o próximo integrante de destaque a deixar o time.
Essa especulação surge em um momento de mudanças significativas dentro da organização. Nos últimos anos, a equipe já viu a saída de nomes de peso que ajudaram a construir seu período de sucesso, aumentando as dúvidas sobre a estabilidade da estrutura que dominou a categoria no início da década.
Durante participação no podcast Backstage Boxengasse, Schumacher afirmou ter ouvido comentários sobre uma possível saída de Monaghan: “É o que se ouve, pelo menos. Claro que não estou exatamente por dentro da situação”, afirmou o ex-piloto.
O alemão destacou ainda uma recente manifestação pública de Monaghan, que chamou sua atenção. Segundo Schumacher, o engenheiro adotou um tom diferente ao comentar as críticas feitas por Max Verstappen sobre o desempenho da equipe: “O que mais me chamou a atenção foi que ele falou de forma bastante enfática, não contra Max, mas oferecendo um contraponto ao dizer: ‘Conhecemos Max um pouco e a situação não é tão ruim assim. É preciso colocar tudo no contexto correto’,” disse ele.
Para Schumacher, o comentário foi significativo por partir de um representante oficial da Red Bull: “Foi a primeira vez que um representante oficial se atreveu a se manifestar de alguma forma contra isso”, acrescentou.

Monaghan está ligado à Red Bull há praticamente toda a trajetória da equipe na Fórmula 1. Ao longo desse período, participou das campanhas vitoriosas que renderam títulos tanto com Sebastian Vettel quanto com Verstappen. Atualmente, porém, a equipe enfrenta uma queda de desempenho no início do novo ciclo regulamentar, enquanto persistem questionamentos sobre o futuro do tetracampeão dentro da organização.
Schumacher também relacionou o momento vivido pela Red Bull à ausência de Helmut Marko: “Acima de tudo, isso mostra quem está fazendo falta, e não me canso de dizer, é o Dr. Helmut Marko”, afirmou. Segundo ele, o dirigente exercia um papel fundamental ao estabelecer limites, transmitir informações claras e dar direção à equipe.
O ex-piloto concluiu destacando a importância de Marko nos bastidores da operação da equipe: “Ele resolvia problemas, encontrava as pessoas certas para posições-chave e mantinha muitas coisas funcionando sem dificuldades. Não se deve subestimar isso. Tudo isso desapareceu. Além disso, surgiu uma nova estrutura corporativa desde a morte de Dietrich Mateschitz”, encerrou Schumacher.
