F1: Red Bull pede superlicença à FIA para Lindblad substituir Verstappen em caso de suspensão

Max Verstappen está a um passo de ser suspenso por uma corrida na Fórmula 1. Após o Grande Prêmio da Espanha, o tetracampeão soma 11 dos 12 pontos de penalização permitidos pela FIA em 12 meses. Se receber mais um ponto nas próximas duas etapas, no Canadá ou na Áustria, ele será automaticamente suspenso por uma corrida.

Com isso, a Red Bull planeja pedir uma exceção à FIA para o piloto júnior Arvid Lindblad, de 17 anos. Caso o pedido seja aceito, Lindblad poderá estrear na Fórmula 1 substituindo  Verstappen.

Segundo informações do site ‘RacingNews365’, o tema será discutido na próxima semana durante a reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor (WMSC).

Lindblad ainda não completou a idade mínima de 18 anos, uma exigência imposta pela FIA após a estreia de Verstappen, aos 17 anos, em 2015.

No entanto, ano passado, a FIA abriu uma exceção para o jovem talento, Kimi Antonelli, da Mercedes. E desde então, o Código Esportivo Internacional inclui a seguinte cláusula do Anexo L, Artigo 13.1.2: “A critério exclusivo da FIA, um piloto que tenha demonstrado recentemente e de forma consistente uma habilidade excepcional e maturidade em competições de fórmula monoposto pode receber uma superlicença aos 17 anos.”

Lindblad, que atualmente compete na Fórmula 2, conquistou os pontos necessários ao vencer a Fórmula Regional da Oceania neste ano, somando 18 pontos. Ele já havia garantido 15 pontos com o quarto lugar na FIA F3 em 2024, além de mais 12 pontos conquistados na Fórmula 4, totalizando 45.

Caso o pedido seja aceito, Lindblad será piloto reserva no fim de semana, enquanto Ayumu Iwasa entraria na vaga titular ou em um dos carros da Racing Bulls, com Liam Lawson ou Isack Hadjar substituindo Verstappen na Red Bull.

🎥 Vídeos mais recente