F1: Red Bull já trabalha no carro para 2025

A Red Bull não se contenta com apenas uma temporada dominante na Fórmula 1. Apesar de ter conquistado 21 de 22 vitórias em 2023 e garantir o campeonato de pilotos e construtores com antecedência, a equipe já projeta o futuro e prioriza o desenvolvimento do carro de 2025.

Em entrevista à Racecar Engineering, o Chefe de Engenharia de Performance da Red Bull, Ben Waterhouse, revelou que o foco da equipe já está no sucessor do RB19, carro campeão que se aposentou ao final da temporada passada.

“O RB20 tem pelo menos seis meses de idade e já estamos começando a focar no RB21 (para 2025), mesmo que a temporada 2024 ainda não tenha começado”, disse ele.

A Red Bull não precisa se preocupar muito com a temporada deste ano, pois o desempenho dominante do RB19 praticamente garante o favoritismo no próximo campeonato, que tem início no Bahrein em 02 de março. Porém, a mentalidade vencedora da equipe parece não ter limites.

Waterhouse reconhece que, apesar do sucesso, o RB19 não era perfeito. “Estávamos cientes de que o RB19 tinha limitações consideráveis”, disse ele. “Olhando para Singapura (única dorrida não vencida pela Red Bull em 2023, com a vitória de Carlos Sainz da Ferrari), definitivamente havia pontos fracos. Queremos melhorar, tanto em alta quanto em baixa velocidade.”

Ele destaca ainda que o processo de desenvolvimento do RB20 já visava solucionar essas fragilidades, mas que a busca pela melhora é constante. “Não diria que todos estão satisfeitos, pois ainda há trabalho a ser feito para tentar superar o RB19”, concluiu.

A revelação desse foco da Red Bull já para 2025 serve como um aviso velado aos demais times. Enquanto lutam por pódios e vitórias, a atual equipe campeã mira o futuro e a manutenção de sua hegemonia. O grid precisa estar preparado para enfrentar uma Red Bull ainda mais evoluída e determinada a continuar ditando o ritmo na F1.