O que antes era rumor, agora se tornou real: Yuki Tsunoda é piloto da Red Bull na Fórmula 1. Nesta quinta-feira (27), a equipe austríaca confirmou a promoção do piloto japonês já para o GP do Japão, enquanto o Liam Lawson é rebaixado para a Racing Bulls já na próxima etapa.
Os boatos da substituição entre competidores começou a esquentar após mais uma etapa difícil do neozelandês na China. Sem conseguir avançar do SQ1 na Sprint e do Q1 para a prova, saiu zerado de Xangai e aparece em 17º na classificação com uma 12ª posição como melhor resultado.
Enquanto isso, Tsunoda já somou seus primeiros pontos no campeonato. A sexta posição na Sprint chinesa lhe garantiu três tentos e, com isso, vem em 12º – Isack Hadjar também está zerado na tabela.
Ainda durante o último final de semana as notícias começaram a pipocar de que a Red Bull estaria pensando em fazer a troca. Yuki disse estar 100% pronto para assumir a vaga na equipe, enquanto Lawson disse que sempre havia superado o japonês e que precisava se adaptar mais rápido ao carro.
“Foi difícil ver Liam lutar com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entramos na temporada de 2025 com duas ambições: manter o Mundial de Pilotos e recuperar o título Mundial de Construtores, e esta é uma decisão puramente esportiva”, disse Christian Horner, chefe do time.
“Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito com o RB21 e a experiência de Yuki será altamente benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos-lhe as boas-vindas ao time e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21. Temos o dever de cuidar para proteger e desenvolver Liam e, juntos, vemos que, após um começo tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que Liam possa ganhar experiência, enquanto ele continua sua carreira na F1 com a Racing Bulls, um ambiente e uma equipe que conhece muito bem”, completou.
O segundo assento do time austríaco, ao lado de Max Verstappen, não conseguiu manter nenhum piloto após a saída de Daniel Ricciardo ao final de 2018. Até o momento, já passaram Pierre Gasly, também trocado no meio da temporada, Alexander Albon, Sergio Pérez e agora, Liam.
Já Laurent Mekies, chefe da Racing Bulls, disse que “estamos incrivelmente orgulhosos de Yuki ganhar sua merecida mudança para a Red Bull. Seu progresso no ano passado, e mais recentemente desde o início de 2025, foi nada menos que sensacional. Pessoalmente e coletivamente, foi um imenso privilégio testemunhar esses progressos para todos nós em Faenza e em Milton Keynes. A energia e a positividade de Yuki iluminaram cada canto de nossas fábricas e de nossa garagem e ele sempre será um touro de corrida. Desejamos a ele todo o sucesso que merece.”
“Todos aqui na RB estão ansiosos para trabalhar duro com Liam para dar a ele o melhor ambiente possível para que ele brilhe em nosso carro e expresse o talento que todos sabemos que ele tem. Ele se encaixou tão bem no ano passado, e mal podemos esperar para nos desafiar e crescer como uma equipe. Com Isack tendo começado forte conosco, sabemos que temos uma escalação jovem e forte”, encerrou.