Neozelandês sofreu com mudanças de acerto e abandono precoce na Austrália
Ted Kravitz, analista da Sky Sports, acredita que a Red Bull Racing tomou a decisão errada ao ajustar o carro de Liam Lawson para o Grande Prêmio da Austrália de 2025. O comentarista criticou a equipe ao afirmar que “tudo o que isso fez foi deixar o carro muito, muito lento”.
O neozelandês, que faz sua primeira temporada completa na Fórmula 1, teve um início complicado em Melbourne, abandonando a prova após um erro nas condições instáveis do circuito de Albert Park. Entre os novatos de 2025, apenas Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, conseguiu terminar a corrida.
Após uma classificação ruim, na qual foi eliminado ainda no Q1, a Red Bull optou por alterar o acerto do carro de Lawson. A equipe aumentou a carga aerodinâmica com um novo ajuste da asa traseira, o que resultou na largada do piloto a partir do pit lane. No entanto, segundo Kravitz, a estratégia não funcionou no clima imprevisível da corrida australiana.
“O carro da Red Bull não é particularmente rápido. Quero dizer, é rápido o suficiente para um P2, obviamente, e para estar em P3 no grid, mas se você olhar para os problemas de Liam Lawson hoje, pode entender por que a Red Bull aceitou um P2 e por que Max [Verstappen] disse ‘vou aceitar isso enquanto tentamos entender o carro’”, disse Kravitz.
“Liam Lawson abandonou. Todos os novatos, exceto Kimi Antonelli, bateram hoje. Mas Liam começou do pit lane com mais downforce, uma asa traseira de maior carga aerodinâmica e um novo beam wing para tentar se manter fora de problemas na chuva. Tudo o que isso fez foi tornar o carro muito, muito lento. Ele não teve impacto nenhum com esse acerto, absolutamente nenhum impacto, e então rodou e bateu no mesmo lugar que seu companheiro de equipe na Red Bull, Isack Hadjar.”
Após o abandono, o próprio Lawson reconheceu que teve um fim de semana difícil e que sua equipe precisará analisar os erros antes da próxima etapa na China.
“Este fim de semana foi terrível. Hoje fomos muito lentos no início e depois apostamos. Quase deu certo, mas não foi o caso. Largar do pit lane foi complicado, e simplesmente não tivemos velocidade no primeiro stint com os pneus intermediários. Tivemos dificuldades com os pneus dianteiros, então vamos analisar isso em detalhes antes da próxima corrida”, afirmou o neozelandês.