A Red Bull Racing está trabalhando intensamente para tentar reduzir a vantagem da McLaren na temporada 2025 da Fórmula 1. Helmut Marko, consultor da equipe, revelou que um pacote de atualizações significativas para o RB21 está previsto para as próximas três a cinco corridas. O objetivo é solucionar o problema da degradação excessiva de pneus, que tem sido o principal obstáculo para Max Verstappen competir em igualdade com Lando Norris e a McLaren.
Depois do GP da Austrália, onde Norris garantiu a pole position e demonstrou a superioridade da McLaren vencendo corrida, ficou evidente que a equipe britânica tem um carro mais eficiente no gerenciamento dos pneus. Verstappen, apesar de ter pressionado Norris no início e no final da corrida, sofreu com a degradação dos pneus intermediários, perdendo catorze segundos em dez voltas.
Marko afirmou que a McLaren possui uma vantagem considerável na forma como o MCL39 trata os pneus. “Sabíamos desde os testes no Bahrein que a McLaren era bem mais rápida que nós,” disse Marko à Viaplay. “Reduzimos essa vantagem, eu diria, de meio segundo para dois ou três décimos. Podemos segui-los por seis a oito voltas, mas então nossa degradação de pneus chega mais cedo. Esse é o principal problema, com alguns outros problemas também. Mas nós os conhecemos, e eles (engenheiros e mecânicos) estão trabalhando duro. Em três a cinco corridas, esperamos poder ter resolvido isso, para que tenhamos um carro no mesmo nível da McLaren.”
A Red Bull, que dominou a era atual dos regulamentos da F1, enfrentou dificuldades em 2024, resultando em problemas de equilíbrio que permitiram à McLaren superá-la no campeonato de construtores. No entanto, o chefe da equipe, Christian Horner, está otimista com a base do RB21. Ele acredita que o carro oferece uma plataforma sólida para desenvolvimento ao longo da temporada, com características mais estáveis em comparação ao seu antecessor, o RB20.
“Fizemos grandes mudanças de configuração no Bahrein (nos testes de pré-temporada). Então, propositalmente queríamos ir aos extremos para entender os parâmetros de configuração, para que você tenha sua caixa de ferramentas de conhecimento quando for correr. Acho que as características que este carro tem são muito mais calmas do que o RB20. Acho que, na verdade, é uma plataforma para desenvolver ao longo da temporada”, finalizou Horner.