F1: Red Bull coletou dados valiosos com estratégia diferenciada no GP da Holanda

A Red Bull Racing decidiu adotar uma abordagem experimental durante o GP da Holanda de Fórmula 1, utilizando diferentes configurações de carro para Max Verstappen e Sergio Perez. O chefe da equipe, Christian Horner, revelou que essa estratégia permitiu à equipe coletar informações valiosas, que poderão ajudar no desenvolvimento futuro do RB20.

O fim de semana em Zandvoort foi desafiador para a Red Bull, que foi superada pela McLaren, com Lando Norris conquistando a vitória com uma vantagem de 22 segundos sobre Verstappen, a maior margem da temporada até agora. Esse resultado destacou a McLaren como a nova referência na Fórmula 1, e a diferença entre as duas equipes no Campeonato de Construtores diminuiu para 30 pontos.

Apesar do revés, Horner mostrou otimismo quanto aos resultados obtidos com os experimentos realizados pela Red Bull. “Neste fim de semana, rodamos os carros com diferentes especificações, o que nos trouxe informações bastante valiosas”, afirmou Horner. “O feedback dos pilotos foi muito positivo, e isso agora oferece uma direção clara para o grupo de engenharia.”

No GP da Holanda, Verstappen correu com o assoalho que o levou a várias vitórias no início da temporada, enquanto Perez utilizou a versão mais atualizada. Embora Perez tenha terminado 16 segundos atrás de Verstappen, na sexta posição, Horner considerou que o desempenho do mexicano mostrou que as novas peças não representaram um retrocesso.

A Red Bull também tentou uma configuração de asa traseira mais carregada, esperando uma degradação alta dos pneus, mas a escolha acabou não se mostrando eficaz. Horner admitiu que, com as condições de pista mudando devido à chuva, a equipe assumiu alguns riscos que, em retrospectiva, poderiam ter sido evitados. “Provavelmente, com o benefício da retrospectiva, não teríamos usado tanto downforce, mas tiramos informações muito úteis do fim de semana,” finalizou Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.