A equipe RB vai implementar novos pacotes aerodinâmicos em seu carro de 2024, para auxiliar Daniel Ricciardo a superar suas dificuldades na atual temporada da Fórmula 1.
Ricciardo vem enfrentando um começo de campeonato desafiador, sendo superado pelo companheiro de equipe, e bem menos experiente Yuki Tsunoda, em quatro das primeiras cinco etapas.
O desempenho de Tsunoda diminuiu as chances de Ricciardo retornar à Red Bull em 2025. O chefe da equipe principal, Christian Horner, chegou a declarar que o australiano precisa ‘impressionar’ para ter alguma chance.
Porém, um novo chassi utilizado na China, coincidindo com Ricciardo liderando a dupla da RB, reacendeu as esperanças. Infelizmente, a prova do australiano foi interrompida após uma colisão causada por Lance Stroll da Aston Martin.
A melhora no desempenho de Ricciardo em Xangai, reforçou a crença da equipe de que o piloto está no caminho certo para recuperar seu melhor rendimento.
“Sim, absolutamente”, disse Laurent Mekies, chefe da RB, ao ser questionado pelo Autosport se a equipe confiava no potencial de Ricciardo. “É o cerne do nosso trabalho tentar identificar qual configuração de carro é necessária para que ambos, carro e pilotos, tenham o melhor desempenho. É isso que estamos fazendo com os dois pilotos. Vimos um grande desenvolvimento de Yuki e estamos vendo Daniel voltando à sua trajetória.”
Mekies revelou que a equipe de Faenza tem novidades em desenvolvimento para auxiliar a adaptação de Ricciardo ao RB14.
“Já na Arábia Saudita, começamos a perceber sinais que nos ajudaram a entender como apoiá-lo melhor”, disse Mekies. “Então sim, a direção é positiva. Ainda não chegamos ao fim do caminho e temos algumas coisas para o médio prazo que vão ajudá-lo a se sentir melhor no carro, e garantir que ele se adapte melhor ao estilo de pilotagem. Certamente será um bom impulso de confiança ver que há um progresso tangível, como vimos no fim de semana na China.”
Apesar de rumores de uma possível dispensa do australiano ainda no meio da temporada, Mekies elogiou a reação de Ricciardo às dificuldades e seus esforços para entender os problemas inesperados. “Ao contrário do que talvez seja percebido de fora, durante todo esse começo difícil de temporada, ele tem estado muito focado, calmo e racional.”
“Nós analisamos as limitações do carro e o que ele precisava para ir mais rápido. Algumas soluções podem ser implementadas rapidamente, mas primeiro você precisa entendê-las. Então, uma vez que você entende, algumas coisas você pode resolver rapidamente, e outras levarão mais tempo. Tentamos marcar o máximo de caixas possíveis, mas certamente não vamos parar por aqui”, completou Mekies.