A Red Bull Racing parece ter encerrado um dos principais incômodos de Max Verstappen na temporada 2025 da Fórmula 1. Segundo Helmut Marko, consultor da equipe, os problemas de frenagem que vinham afetando o holandês nas etapas anteriores finalmente foram resolvidos.
“Temos boas notícias: os nossos problemas de freio foram solucionados”, afirmou Marko em Ímola. O tema vinha sendo motivo de preocupação dentro da equipe desde o início da temporada, especialmente diante do bom desempenho da McLaren nesse aspecto.
Apesar do avanço, Marko reconhece que não há soluções mágicas na Fórmula 1 atual: “Nada pode ser resolvido rapidamente na F1 moderna”, pontuou.
O consultor também comentou a situação da Red Bull em relação à McLaren. “Fizemos algumas mudanças novamente. Se conseguirmos aplicá-las bem amanhã (sábado), talvez algo seja possível”, disse ele. Ainda assim, Marko reconhece que o time de Woking está em grande forma nas corridas.
A Red Bull, segundo ele, ainda não pensa em redirecionar o foco totalmente para 2026, mesmo com o novo regulamento se aproximando. “Somos fortes o suficiente e temos pessoal suficiente para seguir com os desenvolvimentos de 2025 e 2026 ao mesmo tempo”, garantiu.
Marko também mencionou a evolução do RB21 após os primeiros treinos em Ímola. “Max vinha reclamando bastante de subesterço. Parece que isso está parcialmente resolvido agora. Esperamos que novas mudanças no acerto também devolvam a confiança na traseira do carro”, acrescentou.
Quanto à estratégia para o GP da Emília-Romanha, o cenário segue indefinido, principalmente por conta do novo composto de pneu macio (C6) fornecido pela Pirelli. “Vamos esperar para ver como estarão as temperaturas amanhã. Também se será uma ou duas paradas na corrida, e quais pneus usaremos, só decidiremos isso no domingo”, concluiu Marko.