F1: Preparador físico de Ayrton Senna, Josef Leberer, é nomeado embaixador da Sauber

Josef Leberer, uma figura lendária no paddock da Fórmula 1, será coroado como Embaixador da Sauber Motorsport, culminando uma carreira notável que se estende por mais de três décadas. O austríaco, conhecido por sua amabilidade, passou 36 anos trabalhando com pilotos e equipes como fisioterapeuta e treinador. Com a Sauber, equipe com a qual se tornou sinônimo nos últimos 27 anos, Leberer assumirá uma série de funções que valorizarão sua experiência e habilidade em contar histórias.

Conhecido especialmente por ser o treinador físico de Ayrton Senna de 1988 a 1994, Leberer trabalhou com alguns dos maiores nomes do esporte em uma carreira incrível que começou na McLaren em 1988. Alain Prost, Mika Häkkinen, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel são apenas alguns dos pilotos de destaque que confiaram seu bem-estar nas mãos habilidosas de Josef; a lista inclui todos os pilotos da Sauber e da Alfa Romeo desde 1997, quando ele se juntou à equipe de Hinwil, fornecendo suporte também à equipe técnica.

As habilidades de Leberer vão além do que sua formação profissional sugere: mais do que um fisioterapeuta, trabalhando nos aspectos físicos e mentais do treinamento; ele é alguém que entende a psicologia de pilotos e equipes; alguém que pode ser a cola que mantém uma equipe unida; alguém que transcende seu papel e se torna uma encarnação da própria equipe.

F1: Preparador físico de Ayrton Senna, Josef Leberer, é nomeado embaixador da Sauber
Foto: XPB Images

No seu novo papel como Embaixador da Sauber Motorsport, Leberer será o rosto de campanhas que destacam o patrimônio e o legado da Sauber, à medida que a equipe avança para o futuro. A experiência do austríaco e seu conhecimento íntimo do esporte permitirão que ele ofereça uma visão única da Fórmula 1 ao longo das décadas, sobre trabalhar com suas maiores estrelas e extrair desempenho humano de pilotos e equipe. Como um homem com um milhão de histórias, Leberer tornará sua experiência acessível a parceiros da equipe e fãs, proporcionando um vislumbre de nosso esporte e algo semelhante a uma cápsula do tempo de eras passadas – por muitos anos.

Josef Leberer assumirá seu novo papel de Embaixador da Sauber em 1º de janeiro de 2024, após a conclusão da temporada de 2023.

Alessandro Alunni Bravi, representante da equipe, expressou: “Josef é uma lenda do esporte, um exemplo de compromisso e expertise que atravessou mais de três décadas na Fórmula Um – uma daquelas figuras que nosso esporte deve celebrar. Ele é mais do que apenas um treinador, desempenhou um papel em alguns dos momentos mais históricos do automobilismo e incorpora o legado e a herança da F1. No seu papel, e pela sua própria natureza pessoal, Josef nunca foi alguém que procurou a atenção pública: tal riqueza de conhecimento, no entanto, merece ser compartilhada com o mundo, e espero que ele possa usar seu novo papel como Embaixador da Sauber Motorsport para trazer essas histórias à luz e compartilhá-las com nossos parceiros e fãs”.

Josef Leberer, Embaixador da Sauber Motorsport, compartilhou: “A Fórmula Um tem sido minha vida por 36 anos, e a Sauber, meu lar por 27. Passei por muito com a equipe, e estou ansioso por este novo capítulo na minha relação com ela – e na minha vida. Como Embaixador da Sauber Motorsport, espero mostrar a paixão que me animou ao longo da minha carreira, e que eu possa dar vida às incríveis histórias que vivi em tantos anos na Fórmula Um. Quero mostrar o que esse esporte realmente é, e espero inspirar novas gerações de fãs a se envolverem com um esporte que significou, e ainda significa, tudo para mim”.