A Ferrari sofreu uma desclassificação dupla no GP da China de Fórmula 1, com Lewis Hamilton e Charles Leclerc sendo excluídos dos resultados da corrida. Pierre Gasly, da Alpine, também foi desclassificado por infrações técnicas.
Durante a corrida, Hamilton permitiu que Leclerc o ultrapassasse, enquanto lutava com o ritmo, antes de mudar para uma estratégia de duas paradas. Leclerc terminou em quinto lugar, com Hamilton em sexto. No entanto, na inspeção pós-corrida, ambos os carros foram reprovados nos testes padrão, por razões distintas.
O carro de Leclerc foi considerado abaixo do peso mínimo regulamentar de 800kg. Mesmo após a substituição da asa dianteira, danificada em um contato com Hamilton na primeira volta, o carro ainda estava um kg abaixo do peso exigido. Já o carro de Hamilton falhou nas verificações da placa inferior do assoalho (skid block), que estava entre 0,4 e 0,5 milímetros abaixo do mínimo de 9 milímetros especificado no regulamento técnico.
Em comunicado os comissários afirmaram sobre a desclassificação de Hamilton: “O conjunto da placa do carro 44 foi medido e constatou-se que tinha 8,6mm (lado esquerdo), 8,6mm (linha central do carro) e 8,5mm (lado direito). Isso está abaixo da espessura mínima de 9mm especificada no Artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico”. A equipe italiana reconheceu o erro e prometeu a correção da medição.
Sobre Leclerc, os comissários afirmaram: “O carro 16 foi pesado pelo Delegado Técnico da FIA em balanças internas e externas, com ambas as balanças mostrando o mesmo resultado de 799 kg após a drenagem habitual de combustível e a substituição de uma asa dianteira quebrada. A calibração de ambas as balanças foi confirmada e testemunhada pela equipe. Durante a audiência, não houve contestação às medições da FIA, que foram consideradas corretas e todos os procedimentos necessários foram realizados corretamente”, encerra o comunicado.
Nos dois casos, os comissários determinaram que os regulamentos técnicos da Fórmula 1 foram violados, resultando na aplicação da penalidade padrão de desclassificação.