F1 pode reconsiderar decisão sobre pole ao vencedor da corrida de qualificação

A Fórmula 1 está aberta para discutir quem será creditado com a pole position em um final de semana em que seja realizada a corrida de qualificação, de acordo com o diretor de automobilismo da categoria, Ross Brawn.

O piloto mais rápido na qualificação, é considerado o pole position para o GP. No entanto, com o novo formato de corrida de qualificação testado no último fim de semana no Grande Prêmio da Inglaterra, o vencedor do evento sprint foi quem ficou com a pole.

Nesse caso, Max Verstappen recebeu crédito pela pole position, apesar de ter sido o segundo na qualificação da sexta-feira atrás de Lewis Hamilton, porque venceu a corrida de qualificação no sábado e portanto, alinhou na pole para o GP no domingo.

Vários pilotos pediram que isso seja alterado, incluindo Sebastian Vettel, que acredita que isso vai confundir os livros de história.

“Acho que isso está errado”, disse ele. “Pole é o tempo de volta mais rápido alcançado na qualificação, por isso fica um pouco confuso. A pole position deve ir para o cara que for mais rápido em uma volta. É uma nova disciplina. Eles não tinham isso há 50 anos e agora eles têm. Então você adiciona uma nova coluna às estatísticas”, disse ele.

O chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, concordou: “Acho que se seguirmos em frente com esta corrida de qualificação no futuro, a qualificação deve ser contada como uma qualificação mesmo, como a pole position, e a corrida de qualificação, deve contar como uma vitória de corrida sprint.”

Após o primeiro GP com o novo formato de fim de semana, Brawn o considerou um sucesso, mas foi questionado se a F1 reconsideraria como definiria o vencedor da pole position.

“Eu acho que é um ponto muito bom e talvez algo que precisamos pensar se houver alguma mudança na nomenclatura do que estamos fazendo, e se sexta-feira deveria ser a pole position?”

“Falaremos sobre coisas assim e discutiremos com a FIA e as equipes. Mas não podemos ser retidos pela história, precisamos respeitar a história, mas nunca devemos ser retidos por ela.”

Esse é um dos vários itens da lista de Brawn sobre possíveis ajustes para os próximos dois eventos de corrida de qualificação, que acontecerão ainda na atual temporada.

“Não quero entrar em detalhes, mas temos uma lista de tarefas, coisas que queremos melhorar. Vamos começar a trabalhar, precisamos envolver todos os outros parceiros”, acrescentou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon