F1: Pirelli vence batalha e categoria mantém rodas de 18 polegadas em 2026

A Pirelli saiu vitoriosa em uma disputa para manter as rodas de 18 polegadas na Fórmula 1 a partir de 2026, quando entram em vigor as novas regras da categoria.

Inicialmente, havia a intenção de reduzir o tamanho das rodas para contribuir com o objetivo de tornar os carros mais leves, já que atualmente eles estão bem pesados.

No entanto, a revista alemã Auto Motor und Sport, informou que a Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus da categoria, argumentou com sucesso contra a mudança para rodas de 16 polegadas.

Apesar da manutenção do tamanho, haverá alterações na largura dos pneus, de acordo com o correspondente Michael Schmidt. A Pirelli defendeu que rodas maiores ajudam a prevenir o superaquecimento dos pneus. Como forma de compromisso, as rodas dianteiras para 2026 terão uma redução na largura, visando diminuir o arrasto aerodinâmico para atender às exigências de alta eficiência energética dos novos motores.

Outro fator importante, é que manter os pneus de 18 polegadas traz a vantagem de maior similaridade com os pneus usados em carros de passeio, facilitando a adaptação das equipes à nova geração de carros e reduzindo custos. Segundo Schmidt, a Pirelli quer começar os testes com os pneus de 2026 já em setembro deste ano.

Paralelamente, a F1 considera a adoção de um ‘botão de ultrapassagem’ no estilo ‘push to pass’ da IndyCar para 2026. Esse botão aumentaria a velocidade máxima em momentos estratégicos, como zonas de DRS. Isso deve aumentar as chances de ultrapassagens durante as corridas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.