F1: Pirelli considera adotar novo formato de alocação de pneus em 2024

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, está avaliando a possibilidade de estender o formato de Alocação de Pneus Alternativos (ATA) para todas as rodadas não-sprint em 2024. Esta informação surge após a introdução bem-sucedida do novo formato no Grande Prêmio da Hungria, onde os pilotos receberam 11 conjuntos de pneus, em vez dos habituais 13, para o fim de semana de corrida.

Além da redução no número de pneus, houve uma alteração no formato de qualificação. Agora, os pilotos são obrigados a usar pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Esta mudança está alinhada com o objetivo da F1 de se tornar carbono neutro até 2030.

Segundo informações do braço italiano do Motorsport.com, uma proposta será apresentada à Comissão da F1 para que o formato ATA seja adotado em todos os finais de semana de corrida não-sprint a partir de 2024. A ideia é simplificar o processo, mantendo a regra dos 11 conjuntos de pneus e o uso obrigatório de compostos específicos durante as três fases de qualificação.

No entanto, a nova abordagem dividiu opiniões entre os pilotos. Enquanto Max Verstappen e Charles Leclerc mostraram-se críticos, Carlos Sainz e George Russell veem potencial na iniciativa. Mario Isolo, chefe da Pirelli na F1, é um dos grandes apoiadores da mudança, acreditando que ela traz mais emoção às sessões de qualificação. Ele destacou que “os pilotos precisam se adaptar rapidamente a diferentes níveis de aderência”.

O formato ATA foi novamente utilizado no Grande Prémio de Itália, onde Carlos Sainz conquistou a pole position para a Ferrari, seguido de perto por Verstappen e Leclerc.

Para o próximo Grande Prêmio de Singapura, espera-se o retorno ao formato tradicional, com 13 conjuntos de pneus e escolha livre durante a qualificação.