A Pirelli apresentou os troféus especiais que serão entregues aos três primeiros colocados no GP da Itália de Fórmula 1, que acontece no próximo final de semana em Monza. Além disso, a fabricante de pneus também revelou suas expectativas para a corrida, destacando a possibilidade de uma estratégia de apenas uma parada.
Desde 2021, o troféu do GP da Itália, do qual a Pirelli é a principal patrocinadora, é projetado por um artista em colaboração com a Pirelli HangarBicocca. Este ano, a tarefa foi confiada a Andrea Sala, um artista que combina arte e história do design italiano e da produção industrial em suas obras. A obra de arte que ele projetou, chamada ‘VROOOM’, representa de forma abstrata a longa história dos pneus Pirelli, combinada com impressões de velocidade e aceleração. A maior parte do troféu é feita de Valchromat, com uma base de alumínio cromado.
Em relação à corrida, a Pirelli espera que as equipes optem por uma estratégia de apenas uma parada devido à necessidade de paradas longas para troca de pneus. O circuito de Monza, com suas longas retas, exige configurações aerodinâmicas de baixa carga para maximizar a velocidade. A estabilidade na frenagem e a tração na saída das curvas serão fatores de extrema importância para o desempenho dos pneus.