F1: “Pilotos ‘desabam’ ao lado de Verstappen na Red Bull”, disse Steiner

Guenther Steiner, ex-chefe da equipe Haas na Fórmula 1, afirmou que os pilotos ‘desabam’ quando comparados a Max Verstappen na Red Bull Racing. A declaração veio após a equipe promover Yuki Tsunoda para o lugar de Liam Lawson, que teve um desempenho abaixo do esperado nas duas primeiras corridas da temporada 2025.

Lawson, que substituiu Sergio Perez após a demissão do mexicano no final de 2024, não conseguiu pontuar e foi eliminado no Q1 em ambas as corridas deste ano, Austrália e China. Sua curta passagem na Red Bull Racing, que durou apenas essas duas corridas, o coloca como o piloto com o pior desempenho na ‘vaga amaldiçoada’ da equipe, como alguns a chamam.

Em entrevista ao podcast Red Flags, Steiner comentou sobre a situação: “As dificuldades de Lawson mostram principalmente o quão bom Max é. É isso que mostra, o quão bom aquele garoto é. Checo (Sergio Perez) é um bom piloto, mas ele também não conseguiu. No início ele estava bem, mas perdeu desempenho ao lado de Max, que é simplesmente muito bom. Todos desabam um pouco quando se comparam a ele.”

Desde a saída de Daniel Ricciardo em 2018, Verstappen tem sido imbatível, e os desafios de quem ocupa a vaga ao seu lado na Red Bull Racing se tornam cada vez mais evidentes. Steiner também apontou a grande diferença de desempenho entre Lawson e Verstappen como um fator preocupante. “Se você é meio segundo mais lento que seu companheiro de equipe, já é muito mais lento, mas mais de um segundo? Essa é uma diferença real. E o outro cara está sempre entre os quatro primeiros. Isso é estranho. Essa grande diferença me preocuparia. Que ele não possa vencê-lo é compreensível. Mas a diferença é de um segundo. Um segundo inteiro”, acrescentou.

A pressão sobre o segundo piloto na Red Bull Racing é imensa. Além de ter que competir ao lado de um tetracampeão de F1, o piloto também precisa lidar com as expectativas de superar os desempenhos de seus antecessores. Steiner acredita que Lawson pode ter sucumbido a essa pressão. “Lawson na Racing Bulls, quando o colocaram lá, ele se saiu bem. Ele entregou um desempenho respeitável lá, não teve nenhum problema, mas agora na Red Bull Racing, simplesmente não funcionou. Talvez ele coloque muita pressão sobre si mesmo. Talvez seja isso. Apenas muita pressão”, encerrou Steiner.

🎥 Vídeos mais recente