F1: Pilotos aceitam fila no pit lane para evitar acidentes

Os pilotos da Fórmula 1 concordam que a fila na saída do box durante as sessões de classificação, apesar de inconveniente, é o melhor método para evitar acidentes na pista.

Desde a temporada passada, a FIA busca soluções para impedir situações perigosas em que pilotos rápidos encontram carros lentos durante suas voltas de classificação.

O sistema usado no GP do Bahrein, que determina um tempo máximo para a volta inteira após a saída dos boxes, leva os pilotos a buscarem brechas na fila, o que pode causar problemas e reclamações.

Apesar disso, os pilotos consideram essa estratégia preferível ao risco de acidentes, caso os carros lentos atrapalhem a volta rápida na pista. Max Verstappen, comentou: “É a forma mais segura de se fazer. Não é ideal, mas prefiro que os carros parem no pit lane do que na reta ou na última curva.”

Outros pilotos, como Charles Leclerc, Lando Norris e Oscar Piastri, concordam que o sistema atual, apesar de não ser perfeito, é a melhor solução, pois evita que os carros trafeguem lentamente no final da volta, o que pode causar acidentes.

Norris destacou a impossibilidade de se criar um sistema sem nenhum risco, e defende o aprimoramento da solução atual buscando um equilíbrio. Piastri reconhece que, independente do sistema, equipes e pilotos tentarão explorá-lo ao máximo para obter vantagem.

Ele ressalta a importância de se ter regras claras para a penalização de pilotos que abusem do sistema e causem situações perigosas. Embora defenda a ausência de qualquer sistema, deixando a responsabilidade aos pilotos, Piastri reconhece o esforço da FIA em buscar soluções e se mostra aberto a novas tentativas.

A discussão sobre o formato ideal das sessões de classificação na F1 segue em aberto, com a FIA buscando um equilíbrio entre segurança e eficiência.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.