Apesar de estar sob contrato com a Red Bull Racing até o final de 2028, Max Verstappen pode encerrar sua trajetória com a equipe mais cedo, segundo o experiente piloto holandês, Jeroen Bleekemolen. A possibilidade de uma pausa na carreira e uma eventual transferência para outra equipe, como a Aston Martin, também não estaria fora de cogitação, de acordo com Bleekemolen.
Verstappen, tricampeão de Fórmula 1 e favorito para conquistar o título em 2024, já havia deixado claro anteriormente que não pretende permanecer na categoria a longo prazo, caso não esteja competindo em alto nível. “Se as coisas não derem certo, e ele não estiver competindo na parte da frente, consigo ver ele saindo, sim”, afirmou Bleekemolen ao RacingNews365.nl.
Após um início dominante de temporada, a Red Bull enfrentou dificuldades no desenvolvimento do RB20, o que impactou diretamente o desempenho da equipe. Caso o cenário não melhore até 2025, Verstappen poderia optar por uma pausa na carreira, seguida por uma ida para outra equipe. “Há dinheiro suficiente para encerrar contratos, e Christian Horner (chefe da Red Bull) já deixou claro que não pode forçar ninguém a correr por sua equipe”, acrescentou Bleekemolen.
Mesmo tendo sido alvo de interesse da Mercedes para 2025, a equipe alemã optou por promover Kimi Antonelli, já que as negociações com Verstappen não avançaram. Mesmo assim, a Mercedes pode voltar ao radar do holandês para 2026. Outra possibilidade forte seria a Aston Martin, que vem se fortalecendo com um acordo exclusivo de fornecimento de motores Honda (a partir de 2026) e a chegada do renomado projetista Adrian Newey, ex-Red Bull no próximo ano.
“Lawrence Stroll quer muito Verstappen, então acho que ele pode se juntar à Aston Martin após um período sabático de seis meses, ou até de um ano”, disse Bleekemolen. Contudo, a chegada do holandês dependeria da saída de Fernando Alonso, que tem um contrato de longo prazo com a equipe.
Bleekemolen acredita que Alonso abriria espaço para Verstappen, se necessário. “Alonso sairá no momento em que for preciso”, disse ele, mencionando que o espanhol tem outros projetos em mente, como a participação nas 24 Horas de Le Mans em 2026 com o projeto Valkyrie, possivelmente em parceria com o próprio Verstappen.
Mesmo com a possível saída de Alonso, Bleekemolen não vê Lance Stroll, filho do dono da equipe, Lawrence, perdendo seu lugar. “Ele deve continuar na Fórmula 1. A equipe foi montada pelo pai Stroll para o filho, e eles certamente farão um grande movimento se conseguirem atrair Verstappen”, finalizou Bleekemolen.