Oscar Piastri terminou em oitavo lugar no TL1 e em primeiro no TL2 para o GP do Japão de Fórmula 1, nesta sexta-feira em Suzuka, com Lando Norris na décima e sexta colocações, respectivamente.
Pistri está curioso para ver se a McLaren conseguirá repetir o desempenho do GP da Austrália após uma sexta-feira promissora no Japão.
Apesar de ter terminado apenas em oitavo no TL1, Piastri sentiu que a bandeira vermelha devido o acidente de Logan Sargeant, o impediu de mostrar a verdadeira velocidade do MCL38. Na sessão seguinte, marcada pela chuva, o piloto conquistou o primeiro lugar.
Já era esperado que a McLaren tivesse um bom desempenho no circuito de alta velocidade de Suzuka, tendo conquistado um pódio duplo em 2023, com Piastri garantindo seu primeiro pódio na F1.
Na última corrida, na Austrália, a equipe terminou em terceiro e quarto, atrás dos dois carros da Ferrari. Embora Piastri considere difícil ter uma leitura precisa do grid, ele se sente confiante o suficiente para afirmar que a McLaren está na briga pela liderança.
O chefe da equipe, Andrea Stella, afirmou após o TL2: “A bandeira vermelha no primeiro treino e a chuva no segundo fizeram com que não houvesse muita atividade em pista no primeiro dia de treinos livres. Isso é uma pena para os fãs da F1 que vieram ao circuito de Suzuka hoje, mas esperamos que o restante do fim de semana seja mais movimentado.”
“A pouca rodagem deixa algumas incógnitas em termos de acerto do carro e também, até certo ponto, do comportamento dos pneus para o resto do fim de semana. No entanto, isso é igual para todos e também pode apresentar uma oportunidade”, acrescentou Stella.
Piastri, por sua vez, ficou animado com o ritmo do seu carro e está curioso para ver se a equipe pode repetir o desempenho da Austrália, onde teve um bom resultado com o P3 (Norris) e o P4 (Piastri).
“Aprendemos algumas coisas, e acho que estamos em boa forma, mas é difícil saber. No TL1, o momento da bandeira vermelha foi ruim para nós, então é difícil saber onde estamos, mas acho que estamos onde estávamos anteriormente. Temos um carro competitivo, e acho que será interessante ver se podemos repetir o que fizemos na Austrália. Obviamente, esta (Suzuka) foi uma boa pista para nós no ano passado, mas outras equipes evoluíram e veremos o que podemos fazer. Mas estamos razoavelmente otimistas em brigar na frente”, encerrou o piloto australiano.