F1: Piastri questiona estratégia da McLaren na classificação Sprint

Oscar Piastri expressou dúvidas sobre a estratégia da McLaren durante a classificação Sprint para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, no Circuito Internacional de Xangai. O piloto australiano acredita que o plano da equipe pode ter contribuído para a perda da pole position.

Após a vitória de Lando Norris na corrida de abertura na Austrália, e com a McLaren mostrando forte ritmo no único treino livre em Xangai, as expectativas eram altas para a classificação Sprint. No entanto, erros de Norris e do próprio Piastri, permitiram que Lewis Hamilton, da Ferrari, garantisse a pole.

Norris cometeu erros em ambas as suas tentativas no SQ3, terminando em sexto, enquanto Piastri, que chegou a ocupar a pole provisória, não conseguiu melhorar sua segunda volta. Piastri questiona a decisão da McLaren de enviar ambos os pilotos para duas voltas cronometradas, em vez da estratégia de volta única adotada por seus concorrentes.

“Acho que fomos rápidos nos momentos errados, infelizmente”, disse Piastri, que acabou caindo para terceiro no grid com a volta final de Max Verstappen. “Sim, SQ1 e SQ2 foram bons, então no SQ3 tentamos algo um pouco diferente e saímos muito mais cedo e tentamos duas voltas, o que não tenho certeza se foi a melhor coisa, mas acho que é algo que precisamos analisar.”

Piastri, no entanto, permanece confiante para a corrida Sprint. “O ritmo do carro ainda é muito forte e estou confiante para lutar, largando da terceira posição amanhã,” acrescentou.

Ele também destacou as dificuldades enfrentadas pelos pilotos com o novo asfalto do circuito de Xangai. “Tem sido difícil. Acho que com o asfalto da pista, há muita aderência, mas é instável. Tem sido bastante difícil manter o controle do carro o dia todo. Honestamente, acho que fizemos um bom trabalho tentando domá-lo para a classificação Sprint, apenas talvez tenhamos errado um pouco na estratégia. Tem sido um desafio interessante, a aderência tem sido muito melhor do que na temporada passada, o que é bom. Mas algumas coisas podemos fazer melhor amanhã”, completou o piloto australiano.

🎥 Vídeos mais recente