Alan Jones, campeão da Fórmula 1 em 1980 com a Williams, acredita que a batalha entre Oscar Piastri e Lando Norris já está praticamente vencida. O australiano elogiou a postura do compatriota da McLaren e foi firme ao dizer que Norris está se mostrando uma pessoa fraca nesse quesito.
“Ele [Piastri] é sem dúvida um futuro campeão mundial. Ele surgiu praticamente do nada e tem todos os atributos necessários para ser campeão mundial”, disse Jones à Fox Sports. “A primeira pessoa que você tem que vencer é seu companheiro de equipe. Ele pode vencer [o título de pilotos da F1] este ano, sem dúvida. No final das contas, seu companheiro [Norris] é fraco.”
“Seu companheiro é bastante rápido, não há dúvida sobre isso”, continuou ele, destacando essa característica de Norris. “Mas mentalmente, acho que ele é uma pessoa bastante fraca. Ele está dizendo todas essas bobagens sobre ter um problema mental, está remoendo alguns dos problemas que teve em vez dos pontos positivos. Quando eles começam a falar todas essas bobagens, você sabe que os pegou.”
Jones também apontou que Piastri demonstra maturidade. “Oscar é um jovem muito forte mentalmente. Eu o adoro. Ele não se exibe, não fica dançando por aí. Ele é apenas um indivíduo forte e é exatamente isso que precisamos para fazer o trabalho. Ele tem uma cabeça velha em ombros jovens. Ele é muito, muito maduro. Ele é muito tranquilo. Ele não se abala facilmente, enquanto acho que seu companheiro de equipe é um pouco o oposto.”
“Acho que o companheiro de equipe pode ser derrubado com bastante facilidade e acho que Oscar vai aproveitar isso. Ele tem o cérebro e a força para fazer isso. Ele é muito tranquilo, não fala muito e faz o que tem que fazer, o que eu adoro. Fora do carro ele é quieto, mas quando entra no carro ele ganha chifres e é isso que você quer”, concluiu Jones.
Com três vitórias em cinco etapas disputadas, Oscar Piastri ultrapassou a pontuação de Lando Norris após o GP da Arábia Saudita e assumiu a liderança do campeonato de pilotos com 10 pontos de vantagem sobre o companheiro.