A vitória de Oscar Piastri no GP da Espanha no último domingo (1º) ajudou o australiano a alcançar mais uma marca de Ayrton Senna, com oito pódios consecutivos na Fórmula 1. O brasileiro tem o segundo melhor número da McLaren nesse quesito, mas agora pode perder esse posto caso Piastri suba ao pódio do GP do Canadá.
O recorde da equipe pertence a Lewis Hamilton, que conseguiu nove pódios consecutivos em 2007, seu ano de estreia na categoria. Com isso, Piastri precisa apenas de mais dois pódios para superar o heptacampeão. Se conseguir, ele se colocaria não só como o piloto da McLaren com mais pódios consecutivos, mas também como o oitavo piloto com essa marca na história da F1.
O recorde absoluto é de Michael Schumacher, com 19 pódios. O número foi conquistado entre as temporadas de 2001 e 2002, na época dominante da Ferrari que iniciou uma sequência de cinco títulos mundiais consecutivos. Já o segundo lugar é de é, novamente, de Lewis Hamilton. Foram 16 pódios consecutivos entre 2014 e 2015, já com a Mercedes.
Outro fato curioso é que todos os pilotos que chegaram ao top-10 desse recorde foram campeões mundiais: Fernando Alonso, Max Verstappen, Sebastian Vettel, Jim Clark, Niki Lauda e Nelson Piquet, indicando uma forte tendência do australiano a ser o favorito ao título desta temporada. Seu companheiro de equipe e principal adversário, Lando Norris, possui cinco pódios consecutivos.
Piastri lidera o campeonato com 186 pontos, dez à frente de Norris. O terceiro lugar é do tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, que soma 137 e agora se encontra mais distante de conquistar seu quinto título mundial.