Oscar Piastri brilhou no GP do Azerbaijão, ao conquistar sua segunda vitória na Fórmula 1. Após uma primeira vitória polêmica na Hungria, onde ordens de equipe causaram controvérsia com seu companheiro de equipe Lando Norris, a vitória em Baku veio em uma emocionante disputa com Charles Leclerc, da Ferrari. Após a corrida, Piastri comentou sobre as decisões que tomou para garantir o triunfo.
Piastri afirmou que desconsiderou o conselho de seu engenheiro de corrida, Tom Stallard, para não realizar a ultrapassagem sobre Leclerc na volta 20, movimento que acabou sendo crucial para sua vitória. “Foi o que me deu a vitória. Fiquei um pouco com pena do meu engenheiro, porque tentei fazer essa manobra no primeiro stint e acabei destruindo meus pneus. Então, ele veio no rádio e disse: ‘Vamos evitar isso novamente’. Mas eu simplesmente ignorei e mandei por dentro na volta seguinte”, afirmou o piloto australiano.
Ele detalhou que havia identificado a oportunidade algumas voltas antes e tomou a decisão de agir por conta própria. “Tive uma chance semelhante no primeiro stint. Senti que na volta dois ou três eu estava dentro da zona de DRS, mas não aproveitei totalmente. E terminei a reta pensando: ‘Se eu tivesse feito algumas coisas de forma diferente, talvez tivesse uma chance’. Então, quando vi uma oportunidade similar após a parada, eu não poderia deixar passar. E sim, eu não estaria aqui se não tivesse feito isso”, acrescentou.
Com essa vitória, a McLaren ultrapassou a Red Bull no Campeonato de Construtores, agora liderando por 20 pontos, enquanto ainda restam sete corridas na temporada de 2024.