F1: Piastri comenta desafio estratégico inédito no GP de Mônaco

Oscar Piastri revelou o impacto que a nova regra obrigatória de duas paradas, está tendo sobre os preparativos para o GP de Mônaco de Fórmula 1. O piloto da McLaren classificou os desafios estratégicos como tão intensos que ‘sua cabeça ainda está se desenrolando’ após reuniões com a equipe.

A mudança foi introduzida em Mônaco este ano, para tentar tornar a corrida nas ruas de Monte Carlo mais interessante, depois de apenas quatro ultrapassagens registradas em 2024. Com a obrigatoriedade de dois pit stops independentemente das condições climáticas, as equipes foram forçadas a repensar completamente suas abordagens.

“Eu ainda preferiria largar da pole do que de qualquer outro lugar”, afirmou Piastri a jornalistas. “Mas aqui é um pouco diferente, porque isso te dá o controle da corrida. Não é como em uma prova comum, como no ano passado, em que você pode pilotar dez segundos por volta mais lento se quiser. Isso muda tudo.”

O australiano reconheceu que, apesar de manter a importância da pole, o novo regulamento abre margem para riscos e manobras estratégicas de quem larga atrás. “Todo mundo que vem atrás pode arriscar mais. Existem diferentes estratégias que podem ser usadas, mas tudo ficou muito, muito complicado. Minha cabeça ainda está se desenrolando depois das reuniões que tivemos hoje”, disse ele.

Mesmo com o aumento das variáveis, Piastri acredita que a sessão de classificação continua sendo o fator decisivo em Monte Carlo: “Ainda acho que mais de 90% de Mônaco se resolvem na sessão de classificação. Com essas duas paradas e três jogos de pneus, se houver bandeiras vermelhas como no ano passado, nada será simples”, acrescentou.

Ele concluiu dizendo que a corrida deve se tornar mais complexa, mas não necessariamente mais movimentada: “Você pode arriscar mais, mas há muitos elementos estratégicos em jogo. Vai aumentar o número de ultrapassagens? Não. Mas provavelmente vai tornar a corrida bem mais complicada”, finalizou o australiano.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.