Oscar Piastri chega ao Grande Prêmio da Emília-Romanha, neste fim de semana, com a chance de igualar um feito histórico da McLaren. Sua vitória em Miami, no último GP, marcou sua terceira conquista consecutiva – algo que nenhum piloto da equipe britânica alcançava desde Mika Häkkinen em 1998.
Agora, Piastri mira um marco ainda maior: quatro vitórias consecutivas. Se vencer em Ímola, será o primeiro piloto desde Max Verstappen (que venceu nove corridas seguidas entre 2023 e 2024) a alcançar tal sequência. Além disso, entrará para um seleto grupo na história da McLaren, igualando Ayrton Senna, o único a conseguir essa marca pelo time.
O brasileiro celebrou o feito histórico em 1991, ano de seu terceiro e último título mundial, quando venceu nos Estados Unidos, Brasil, Ímola e Mônaco. Antes disso, em 1988, o brasileiro já havia vencido quatro provas seguidas (Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria e Bélgica) em uma temporada de domínio.
Outro recorde que Piastri também pode alcançar é o de se tornar o australiano com maior número de vitórias seguidas. Atualmente essa marca pertence a Sir Jack Brabham. Apesar de estar próximo, Piastri não pode concretizar o feito em Ímola, já que Brabham possui cinco vitórias. Para isso, o atual líder do campeonato teria que vencer em Ímola e também em Mônaco.