Oscar Piastri e Max Verstappen protagonizaram um momento de descontração nesta quinta-feira (13) na coletiva de imprensa antes do GP da Austrália de Fórmula 1, ao debaterem a importância da estratégia e da habilidade do piloto nas corridas da categoria.
Piastri defendeu que a combinação de uma boa estratégia de corrida e habilidades do piloto é essencial para o sucesso. “Acho que é uma combinação de todas essas coisas. Em algumas corridas, a estratégia é mais importante do que em outras. Acho que sempre, ser inteligente com a forma como você pilota e, em última análise, ser rápido, torna a estratégia um pouco mais fácil. Se você conseguir fazer isso. Mas você sabe, é por isso que temos uma equipe de centenas de pessoas na fábrica. Obviamente, nem todos estão fazendo estratégia e coisas assim, mas é por isso que você tem essas equipes para lhe dar todas as chances de sucesso na pista. Uma combinação de todas as coisas”, afirmou.
O australiano, que disputa seu terceiro GP em casa, continuou: “Obviamente, como piloto no carro, você provavelmente é a melhor pessoa para ler a situação em termos de saber o que os pneus estão fazendo, o que o carro está fazendo. Mas a equipe de estratégia verá muito mais do panorama da corrida e o que está acontecendo ao seu redor, então um pouco da coluna A e um pouco da coluna B”.
Quando a mesma pergunta foi feita a Verstappen, o holandês, conhecido por sua postura mais reservada nas coletivas, concordou plenamente com Piastri. “Brilhante. Então, nada a acrescentar”, disse Verstappen.
Piastri, então, brincou: “Se você pagar uma taxa, posso responder todas as suas perguntas.” Verstappen, que tem sido menos falante desde a polêmica sobre a proibição de palavrões pela FIA após o GP de Singapura do ano passado, respondeu com bom humor: “Você quer assinar um contrato? Você é bom nisso. Podemos fazer um pequeno trato paralelo”, disse o holandês rindo.
A troca de brincadeiras entre Piastri e Verstappen ilustrou a importância tanto da estratégia quanto da habilidade do piloto na Fórmula 1, além de proporcionar um momento de descontração na coletiva de imprensa.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.