Oscar Piastri largou da pole position no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 com expectativas elevadas, mas terminou a corrida em terceiro lugar, atrás de Max Verstappen e de seu companheiro de McLaren, Lando Norris. O jovem australiano admitiu que a corrida não saiu como o planejado e reconheceu méritos ao desempenho do adversário da Red Bull Racing.
“Freei cedo demais, e sim, foi uma boa manobra de Max também”, disse Piastri ao comentar a ultrapassagem de Verstappen logo na largada. “Obviamente decepcionante, mas acho que também tomamos algumas decisões erradas depois disso. Definitivamente, não foi nosso melhor domingo.”
Apesar da frustração, Piastri destacou que há lições importantes a serem extraídas da prova: “Tem bastante coisa para rever. Parabéns ao Max e à Red Bull. Além da boa manobra, eles tinham ritmo hoje, então vamos analisar e ver onde podemos melhorar.”
O piloto da McLaren também enfrentou dificuldades com a estratégia de pneus, especialmente após o período de Virtual Safety Car, que favoreceu diretamente os adversários. “O VSC foi perfeitamente cronometrado para o Max e o Lando. Eu já tinha usado meus dois jogos de pneus duros, o que deixou a última relargada bem complicada. Tentei segurar o segundo lugar, mas não tinha mais aderência. Então, foi terceiro mesmo”, acrescentou.
Por fim, Piastri comentou sua disputa interna com Norris, reconhecendo que a perda de posição era previsível, mas que não facilitaria as coisas. “Foi difícil. Tentei ao máximo manter a posição, mas sem a aderência necessária, era inevitável que Lando passasse. Ainda assim, eu não ia entregar sem lutar”, finalizou o australiano.