Oscar Piastri reconheceu que deixou “um pouco de tempo na mesa” durante a classificação para o GP da Austrália, após cometer um erro em sua primeira tentativa rápida no Q3. Apesar disso, o piloto da McLaren celebrou o resultado, que garantiu uma dobradinha da equipe na primeira fila do grid em sua corrida em casa.
O jovem australiano enfrentou condições desafiadoras na parte final da sessão e destacou a dificuldade do traçado de Albert Park no momento decisivo da disputa pela pole position. No fim, ele ficou a menos de um décimo de segundo do companheiro de equipe, Lando Norris, que garantiu a primeira posição para a largada.
No geral, Piastri disse estar satisfeito com o desfecho da classificação, considerando o resultado como um “ótimo começo” para a temporada 2025 da Fórmula 1. “Estou bem feliz. Obviamente, é ótimo começar o ano na primeira fila”, afirmou o piloto de 23 anos. “Fiquei apenas uma posição atrás do que gostaria, mas acho que é um excelente começo de temporada e muito bom ver a equipe na primeira fila.”
Agora, Piastri foca na corrida de domingo, onde buscará sua primeira vitória no circuito de Melbourne. “Vamos nos preparar e ver o que acontece amanhã, mas estou feliz com a classificação. Apenas não tive o suficiente no Q3, mas a temporada é longa e foi um começo sólido.”
Sobre onde perdeu a chance de conquistar a pole position, Piastri apontou o setor final da pista como um dos pontos cruciais. Seu tempo nessa parte foi mais lento do que sua melhor volta no Q2, o que acabou comprometendo sua volta decisiva. “Acho que foi um pouco em alguns lugares. No terceiro setor, perdi um pouco de tempo em comparação com a volta anterior do Q2”, explicou o piloto.
Além disso, Piastri revelou que precisou adotar uma abordagem mais conservadora após um erro na primeira tentativa rápida no Q3. “Travei as rodas e saí da pista na minha primeira volta no Q3, então não queria repetir isso na segunda tentativa. Talvez eu tenha sido um pouco mais cauteloso do que deveria”, afirmou.
O piloto da McLaren também ressaltou que a fase final da classificação foi caótica para todos os competidores. “Foi bem complicado para todo mundo. O Q3, no início, parecia bem bagunçado, então estou feliz por estar na primeira fila e começar bem a temporada”, concluiu.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.