Oscar Piastri reconheceu que “forçou demais” durante o GP da Austrália de Fórmula 1, o que resultou em um erro que comprometeu sua corrida em Melbourne. O piloto da McLaren, que vinha brigando pela vitória, acabou escapando da pista e ficando preso na grama, despencando do segundo para o nono lugar e deixando escapar a chance de uma dobradinha da equipe britânica.
O australiano vinha fazendo uma ótima corrida diante do público local, apesar das condições traiçoeiras da pista molhada em Albert Park. Após largar da segunda posição, ele chegou a cair para terceiro ao ser superado por Max Verstappen, mas recuperou a posição quando o holandês cometeu um erro. Piastri se manteve próximo de Lando Norris, mas não conseguiu encontrar espaço para ultrapassar o companheiro de equipe.
Tudo parecia indicar que ele garantiria um pódio sólido e 18 pontos no campeonato, mas uma falha na relargada após a segunda entrada do safety car fez com que o piloto de 23 anos perdesse o controle na penúltima curva, saindo da pista e caindo para a nona colocação.
Depois da corrida, Piastri explicou o erro que comprometeu sua prova. “Tentei forçar um pouco demais, acho. Nessas condições, é muito difícil julgar o quão escorregadio vai estar. De uma volta para outra, mudou muito, e eu vi o Lando saindo um pouco da pista na minha frente, mas eu já estava na curva e não havia muito o que fazer para reduzir a velocidade naquele momento”, afirmou o piloto da McLaren.
Ele ainda lamentou não ter conseguido evitar a escapada e assumiu a culpa pelo erro. “Uma vez que você entra na brita e na grama, tenta manter o carro, mas, no fim das contas, foi um erro meu estar lá. É uma pena”, concluiu.
Apesar do revés, Piastri demonstrou otimismo com o desempenho do carro e o ritmo mostrado na prova, destacando que isso pode ser um bom indicativo para o restante da temporada. “A largada não foi incrível. Fiquei um pouco espremido por dentro e acabei perdendo uma posição. Mas acho que o ritmo era muito forte até pararmos para colocar os pneus para pista seca”, disse ele.
O australiano também citou o erro de Verstappen, que abriu espaço para sua recuperação durante a prova. “O Max travou um pouco as rodas e saiu do traçado, e eu consegui mostrar o ritmo que tinha. Mas é uma pena que todo esse desempenho não tenha se convertido no resultado que queríamos hoje. Pelo menos conseguimos alguns pontos, mas deveriam ter sido muito mais”, finalizou um desapontado Piastri.
Agora, o foco do piloto da McLaren se volta para a próxima etapa, o GP da China, onde buscará se recuperar e brigar novamente pelas primeiras posições no campeonato.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.