F1: Perez relembra conversa de despedida com Horner e faz alerta à Red Bull

Sergio Perez revelou detalhes da última conversa que teve com Christian Horner antes de deixar a Red Bull Racing ao fim da temporada 2024 da Fórmula 1. O mexicano, atualmente confirmado como piloto da Cadillac, afirmou que a despedida incluiu um aviso direto ao então chefe da equipe, sobre a dificuldade enfrentada por quem ocupa o segundo carro ao lado de Max Verstappen.

Perez deixou a equipe de Milton Keynes após quatro temporadas, em meio a um longo período de baixo desempenho. Apesar de um início promissor na Red Bull, o piloto acabou seguindo um caminho semelhante ao de Pierre Gasly e Alex Albon, que também tiveram dificuldades como companheiros de Verstappen. Em 2024, sua situação se tornou insustentável após somar apenas 49 pontos nas últimas 18 etapas do campeonato.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Ao relembrar aquele período, Perez destacou o peso da pressão interna: “Publicamente, foi muito difícil. Acho que apenas alguém muito forte mentalmente consegue aguentar algo assim”, afirmou o mexicano em entrevista ao podcast Cracks, ao comentar a sensação de ter o time inteiro contra ele.

Segundo o seis vezes vencedor de GPs, ele tentou alertar Horner de que o problema não seria resolvido apenas com a troca de pilotos. Na conversa de despedida, Perez disse ter questionado o ex-dirigente sobre o futuro: “E eu me lembro quando foi a última… na minha despedida com Christian, eu disse: ‘Ei, Christian, o que você vai fazer quando não der certo com o Liam?’,” relatou. De acordo com Perez, Horner respondeu: “Bom, tem o Yuki”.

Perez seguiu com o alerta: “E o que acontece quando isso não funcionar?”, disse Perez, antes de relatar a resposta de Horner: “‘Bom, temos muitos pilotos’. Eu disse: ‘Então você vai usar todos’. Ele respondeu: ‘Sim, eu sei’.”

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.
F1 2024, Fórmula 1, GP de Miami, Estados Unidos
Foto: XPB Images

O contexto fora das pistas também pesou. A temporada de 2024 foi marcada por turbulências internas na Red Bull, incluindo acusações de comportamento inadequado (assédio sexual) em relação à uma ex-funcionária do time, envolvendo Horner, que acabaram influenciando o ambiente da equipe. Perez acredita que acabou se tornando um foco conveniente em meio ao caos: “Então nós sabíamos, mas também havia muita pressão naquele ano. Christian tinha alguns problemas, então também foi um pouco que eu era a distração, eu era a grande distração. Ninguém falava de nada além de mim, do meu desempenho, de quão mal eu estava indo”, encerrou o mexicano.

Horner acabaria sendo demitido em julho do ano passado, após duas décadas no comando da Red Bull, encerrando um período conturbado que, segundo Perez, ajudou a explicar o cenário vivido pela equipe naquele momento.