O piloto da Red Bull, Sergio Perez, afirmou que seria ‘absurdo’ para ele pensar na ameaça de Daniel Ricciardo substituí-lo na equipe em 2025.
Ricciardo fará seu retorno como piloto titular na Fórmula 1, neste fim de semana com a AlphaTauri, após ser confirmado na semana passada que ele assumiria o lugar de Nyck de Vries pelo restante do ano.
Junto com o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, o australiano já afirmou que está mirando um retorno a um lugar na Red Bull, equipe que ele deixou no final de 2018.
Com o atual campeão, Max Verstappen, vinculado à equipe até 2028, Perez, que tem contrato apenas até o final do próximo ano, mantém a posição que Ricciardo estará mirando.
Perez, no entanto, afirmou que não está preocupado com a especulação em torno de seu futuro na Red Bull, dizendo que seu único foco continua em melhorar seu desempenho atual.
“Não, eu não sou uma pessoa que pensa muito à frente. Estou na F1 há 13 anos, então não sou alguém que pensa tanto no futuro”, disse ele. “Estive com os engenheiros, nem tenho tempo para discutir o que está acontecendo com Daniel. Acho que é uma ótima oportunidade para ele, e é isso.”
“Estou focado na Hungria e depois na Bélgica e não estou realmente pensando em 2025, sabe? É muito longe, é absurdo pensar tão distante”, acrescentou o mexicano.
Os rumores sobre uma possível substituição de Perez por Ricciardo no futuro surgiram em meio a uma péssima fase de Perez na F1. Desde que conquistou a pole position em Miami no final de maio, Perez não conseguiu avançar para o Q3 nas últimas cinco etapas e só conseguiu um único pódio nesse período.
Mas Perez afirma que não está preocupado com suas dificuldades em uma única volta, argumentando que a tendência preocupante de seus resultados não vem da falta de velocidade de sua parte.
“Não, não é uma preocupação”, disse ele. “Acho que, quando você olha para essas qualificações ruins, sempre houve uma situação diferente, uma situação externa, que não lidamos tão bem como deveríamos. Sempre houve algum fator externo. Não foi falta de velocidade, vamos colocar assim.”
Perez tende a enfrentar problemas principalmente quando chove, resultando em falta de confiança em seu RB19, o que fez com que o piloto seis vezes vencedor da Fórmula 1 perdesse confiança.
Ele continuou: “O déficit que tenho experimentado com o carro nas últimas corridas, sempre que há uma mudança nas condições, tende a se ampliar. Esses limites, vamos colocar assim. Isso é algo que nos pegou de surpresa. Estivemos trabalhando bem com os engenheiros ao longo da semana. Temos algumas ideias para a Hungria e espero que possamos ter uma plataforma melhor onde possamos estar mais confortáveis, e se houver uma mudança nas condições, não teremos tanta diferença”, acrescentou.
As tentativas de Perez de finalmente corrigir seus problemas recentes nas qualificações, serão complicadas neste fim de semana devido aos testes do novo sistema de pneus que será feito na qualificação na Hungria, o ‘Alternative Tyre Allocation’. A nova regra exige que os todos os pilotos utilizem pneus duros no Q1, os 15 pilotos do Q2 usem o composto médio, e os dez que passarem para o Q3, usem o pneu macio.
Perez, no entanto, não está preocupado com a perspectiva dessa alteração ou que o formato do fim de semana sprint na Bélgica na outra semana, possam afetar sua tentativa de recuperação.
“Estamos na Fórmula 1. Devemos entregar o tempo todo, em todas as circunstâncias. Não importa. Não é como se não pudéssemos fazer isso. Já provei antes que podemos faze e acho que tenho total apoio da equipe. É apenas uma questão de tempo”, encerrou o mexicano.