Jolyon Palmer, ex-piloto da Fórmula 1, fez uma análise interessante comparando Max Verstappen e Oscar Piastri. Para ele, o australiano consegue administrar melhor momentos de grande pressão em pista, evitando cometer os erros que o tetracampeão holandês apresentou ao longo da carreira.
“Vimos no ano passado que Oscar Piastri é muito capaz de conquistar bons resultados, com suas primeiras vitórias no GP da Hungria e em Baku, além de ter ficado muito perto de vencer em Monza após uma corrida bem administrada”, escreveu. “Por mais que seu talento fosse evidente, eu ainda não teria previsto a evolução que ele teve este ano para se tornar o favorito ao título após o primeiro terço da temporada.”
Com cinco vitórias na temporada, Piastri é o líder do campeonato com 10 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Lando Norris. O desempenho do australiano tem chamado a atenção por sua calma dentro e fora das pistas. Sem comemorações efusivas ou reações explosivas, o piloto da McLaren cresceu e melhorou aspectos que eram seus pontos fracos, como o ritmo de classificação.
“Ainda não o vi cometer erros sob pressão, e é difícil imaginá-lo desperdiçando pontos por perder a cabeça, como Verstappen fez no domingo”, afirmou Palmer. “Ele transformou fraquezas em pontos fortes. Pelo que vi até agora, Oscar tem absolutamente o perfil de um campeão”, concluiu.
A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP do Canadá, onde Piastri vai tentar triunfar para manter sua liderança. Já Max Verstappen, terceiro colocado no campeonato de pilotos, precisa diminui a diferença de 49 pontos de desvantagem após o GP da Espanha, onde um episódio de irritação acabou rendendo uma punição que o fez terminar em décimo.