O GP da Austrália 2025 marcará um início de temporada difícil para Ollie Bearman, que largará do pitlane após a Haas realizar alterações no acerto de seu carro fora do regime de parc fermé. O jovem britânico enfrentou um fim de semana complicado até aqui, repleto de incidentes que comprometeram sua preparação para a corrida em Albert Park.
Bearman começou sua campanha na Fórmula 1 com um acidente ainda na TL1, danificando seu carro a ponto de precisar trocar a unidade de potência e a caixa de câmbio, o que o deixou fora da TL2. Na TL3, na tentativa de recuperar o tempo perdido, ele completou apenas uma volta rápida antes de rodar e ficar preso na brita, encerrando prematuramente sua sessão.
Com isso, o piloto britânico chegou à qualificação com apenas 13 voltas e meia completadas ao longo do fim de semana, um número extremamente baixo para um estreante. No entanto, um novo problema na caixa de câmbio durante sua volta de saída o impediu de participar do Q1, garantindo sua posição de largada no fim do grid.
Diante desse cenário, a Haas optou por realizar modificações no acerto do carro de Bearman visando um melhor desempenho na corrida. No entanto, como essas alterações ocorreram fora das regras de parc fermé, ele não poderá alinhar no grid de largada e partirá do pitlane.
A FIA confirmou a decisão em comunicado oficial, citando a regulamentação esportiva da Fórmula 1:
“Alterações foram feitas na configuração da suspensão do carro número 87. Portanto, o carro número 87 agora deverá largar do pitlane, conforme o Artigo 40.9 a) do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 de 2025.”
Com essa mudança, Bearman enfrentará um desafio ainda maior em sua estreia na categoria. Largando dos boxes, ele dependerá de uma estratégia agressiva e de eventuais interferências climáticas ou safety cars para ganhar posições ao longo da corrida.
O GP da Austrália 2025 tem largada programada para 1h da madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília, GMT -3), e o F1MANIA.NET acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.