Esteban Ocon revelou que teve um ‘choque inicial’ ao pilotar um carro de Fórmula 1 com motor Ferrari pela primeira vez, durante sua estreia com a Haas. A mudança ocorreu após o piloto francês encerrar sua longa parceria com a Alpine e assinar um contrato plurianual com a equipe americana.
Uma das principais adaptações de Ocon é a transição para a unidade de potência da Ferrari, em comparação com os motores Mercedes e Renault que ele estava acostumado. O piloto afirmou que a diferença foi surpreendente durante o teste pós-temporada em Abu Dhabi, onde ele pilotou o VF-24 da Haas.
“Sim, claro que há diferenças”, disse Ocon durante os testes de pré-temporada no Bahrein. “Não vou comentar sobre as diferenças em si, mas há muitos pontos positivos com as unidades de potência da Ferrari e, inicialmente, é uma maneira muito diferente de usar todos os sistemas. Mas simplificamos muito e agora parece muito mais comum do que eu imaginava usar. Foi um choque inicial em Abu Dhabi em 2024, mas na pista, em termos de desempenho, está funcionando super bem e se encaixa muito bem com a força do carro também. Então, sim, tudo bem desse lado.”
Ocon destacou que, apesar do choque inicial, ele encontrou muitos aspectos positivos na unidade de potência da Ferrari e que a adaptação está progredindo bem.