F1: Ocon revela alternativa caso não consiga vaga para 2027

Esteban Ocon ainda não sabe onde estará em 2027, mas afirmou que não pretende ficar longe da Fórmula 1. O francês confirmou que seguir no grid como titular é sua prioridade, embora também esteja disposto a assumir uma função de piloto reserva caso não encontre uma vaga para a próxima temporada.

“Quero estar correndo na Fórmula 1 nos próximos 5 a 7 anos. É onde eu quero estar. Então vou continuar pressionando para estar nessa posição. Então sim, no futuro próximo, é a única coisa que estou considerando até agora”, disse ele durante a coletiva de imprensa do GP de Singapura, realizada nesta quinta-feira (8).

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

O piloto já sabe que não continuará na Haas depois do fim da temporada e, por isso, terá de buscar uma nova equipe para permanecer no grid em 2027. Questionado sobre o cenário em que não consiga um assento titular, Ocon foi direto: “Sim, se não houver possibilidade de correr no ano que vem, é isso que farei.”

Esteban Ocon (FRA) Haas F1 Team VF-26.
Foto: XPB Images

A indefinição acontece mesmo depois de o francês ter mostrado bons momentos ao longo da temporada. Ayao Komatsu, chefe da Haas, destacou as atuações de Ocon em Budapeste, Zandvoort, Madri e Baku. Monza também apareceu na avaliação, principalmente pela capacidade do piloto de extrair um resultado de um carro que enfrentava dificuldades naquele fim de semana.

Para Komatsu, portanto, a velocidade de Ocon não está em discussão. O problema apontado pelo dirigente foi a falta de consistência para repetir esse nível de desempenho com maior frequência. Segundo ele, o francês é capaz de entregar resultados excepcionais quando tudo funciona a seu favor, mas não conseguiu manter esse padrão de forma constante.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Ainda assim, Komatsu afirmou que pretende terminar a temporada ao lado de Ocon da melhor maneira possível. O chefe da Haas não revelou detalhes das conversas que levaram à decisão de não renovar com o piloto, mas explicou que, depois de analisar o cenário como um todo, entendeu que era o momento de seguir por outro caminho.

Até o momento a Haas não anunciou quem substituirá Ocon, mas os rumores apontam para o brasileiro Rafael Câmara.