F1: Ocon critica manobra de Russell em Mônaco: “Foi suja”

Esteban Ocon chamou de “suja” a manobra que George Russell fez sobre Alex Albon no GP de Mônaco de Fórmula 1.

Durante a corrida nas ruas de Monte Carlo, Russell ficou preso atrás dos dois pilotos da Williams, Carlos Sainz e Alex Albon. Mas, acabou que o britânico cortou a chicane para ultrapassar o tailandês, dizendo pelo rádio que “aceitaria a punição”.

No entanto, a estratégia não deu certo e recebeu um drive-through (20s) pela infração e terminou fora da zona de pontuação após largar em 14º. Mesmo sem marcar pontos, Russell está na 4ª posição do campeonato, com 99 pontos, 20 pontos à frente do piloto da Ferrari, Charles Leclerc.

Quando questionado sobre a manobra, Ocon disse que ficou surpreso com a decisão dos comissários em relação à punição de Russell: “Acho que ninguém esperava aquela decisão. Faz sentido, mas foi meio sujo, tudo aquilo. Se você pensar bem, foi tipo: ‘ah, tudo bem, cortei a pista, até mais’”.

Além disso, o piloto da Haas disse compreender por que Russell fez aquilo, mas criticou o estilo de corrida que ocorreu nas ruas de Monte Carlo:“Aquilo não foi legal. E também abre espaço para ordens de equipe que, honestamente, não são muito limpas. Isso deixa de ser esporte. Sim, sempre houve ordens de equipe na F1, mas isso não é o que a gente gosta de ver. E nesse nível, está exagerado.”

Ocon ainda sugeriu que a FIA fique de olho nos dados pra evitar esse tipo de manobra no futuro:“Obviamente temos dados para tudo hoje. Dá pra ver quando alguém começa a tirar o pé nas curvas e, de repente, faz uma volta três segundos mais rápida que a anterior. É preciso olhar os dados — o que seria difícil para os comissários e todos apresentarem como evidência — e isso ainda poderia gerar brigas entre as equipes. ‘Ah, mas ele me bloqueou aqui, e eu tenho a prova’. Isso seria um pé no saco.”

“Mas, sim, acho que temos que garantir que isso não vire normal. Sei que alguns estrategistas gostam muito disso. Já trabalhei com alguns assim, e sempre fui contra. Até na minha própria equipe, teve um cenário em que o Ollie deveria fazer isso por mim, e eu disse: ‘Não quero que isso aconteça.’”

“Sim, precisamos fazer uma boa corrida, mas se você é o Ollie naquele momento — ele já teve um fim de semana difícil — ele também quer correr. Não é algo legal de se fazer, nem para os outros, nem para o segundo carro na corrida.”, concluiu Ocon.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.