F1: “O ritmo simplesmente não está lá”, diz Piastri após classificação no GP do México

Oscar Piastri comentou seu desempenho após a sessão de classificação deste sábado (25) do GP do México de Fórmula 1, em que garantiu apenas o oitavo lugar no grid. Apesar da posição, ele terá o benefício de largar em sétimo no Autódromo Hermanos Rodríguez por conta de uma punição para Carlos Sainz, da Williams.

“Ainda não verifiquei. As diferenças têm sido… especialmente neste fim de semana, não reduziram nada entre as sessões. Não senti que nada estava errado. Não senti que pilotei mal, mas o ritmo simplesmente não está lá”, afirmou o piloto em entrevista à Viaplay logo após o fim da sessão.

Questionado sobre onde percebeu a maior perda de desempenho no MCL39, Piastri admitiu que a dificuldade foi generalizada: “Acho que um pouco em tudo, na verdade. Quando você tem uma diferença como essa e sente que sua volta estava ok, então há algo que não está quite certo.”

Oscar Piastri (AUS) McLaren.
Foto: XPB Images

O chefe da equipe, Andrea Stella, também comentou o desempenho do, até o momento, líder do campeonato, e disse que a McLaren pretende investigar os motivos da queda de rendimento. “Um pouco a revisar do lado do Oscar”, disse Stella à Viaplay. “Obviamente, está um pouco mais difícil para ele explorar todo o potencial do carro. Isto já estava aparecendo em Austin, de certa forma confirmado aqui — algo a rever para garantir que estaremos em boa forma para amanhã.”

Stella explicou que os desafios enfrentados pelo australiano são semelhantes aos do fim de semana anterior, no GP dos Estados Unidos. “A demanda dos dois circuitos é semelhante. Há pouca aderência, o carro derrapa muito, e você tem que otimizar seu estilo de pilotagem para essas condições. É algo que o Lando [Norris] faz muito bem — quando há derrapagem, quando há pouca aderência, é onde ele dá o seu melhor. Por outro lado, Oscar é um piloto que se destaca em condições de alta aderência, onde ele pode realmente empurrar o carro até o limite.”

Apesar das dificuldades, o dirigente se mostrou confiante em uma recuperação na corrida. “Mas é isso. Precisamos aceitar, precisamos otimizar o desempenho do carro e precisamos otimizar a pilotagem, porque queremos recuperar posições com o Oscar amanhã”, concluiu Stella.

A posição de largada de Piastri coloca em risco sua liderança no campeonato de pilotos, que pode ir para as mãos de Lando Norris.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.