F1: O que ficar de olho no final de semana em Ímola

Ímola vai servir de palco para o GP da Emília-Romanha, que marca a sétima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. E para este final de semana, há uma série de histórias para ficar de olho para o início da perna europeia do campeonato.

O mundial chega para a primeira parada na Europa com um amplo domínio da McLaren. A equipe papaya não apenas venceu cinco das seis provas disputadas até o momento – quatro com Oscar Piastri e uma com Lando Norris – como lidera entre os Construtores com 246 pontos, 105 a mais que a Mercedes, segunda colocada. Entre os pilotos, o australiano tem 16 a mais que o companheiro britânico.

E para a ida em Ímola, a F1, que comemorou 75 anos de vida nesta semana, tem diversos pontos para ficar de olho. Abaixo, listamos alguns feitos que acontecerão e poderão ser alcançados ao longo dos dias na Emília-Romanha.

RETORNO DE COLAPINTO
Após sete corridas – a última de 2024 e as seis primeiras de 2025 -, Jack Doohan foi substituído na Alpine. Assim, Franco Colapinto irá assumir a vaga ao lado de Pierre Gasly. O argentino já vinha cotado no time francês antes mesmo do início da temporada, e após ter assinado como piloto reserva, os rumores de que os dias do australiano estavam contados. O competidor fica até o GP da Inglaterr e, então, passará uma nova avaliação para ver como será a continuidade do campeonato.

IGUALAR MARCA DE SENNA e BRABHAM
Oscar Piastri está em um ano estelar junto com a McLaren. O australiano conquistou três vitórias consecutivas e caso alcance o triunfo em Ímola, irá igualar o feito de Ayrton Senna com maior número de vitórias consecutivas com o time britânico. O brasileiro alcançou o feito entre os GPs dos Estados Unidos e Mônaco da temporada de 1991. Ainda, pode igualar Jack Brabham em número de triunfos consecutivos para a Austrália – Brabham ganhou quatro GPs entre França e Alemanha em 1966.

VERSTAPPEN ALCANÇA VETTEL NA RED BULL
Max Verstappen foi o piloto que conquistou a pole-position do GP de Miami, mesmo com um RB21 longe de ser o melhor carro do grid. Caso o tetracampeão também consiga a posição de honra do grid no GP da Emília-Romanha, significa que iguala Sebastian Vettel com 44 poles pela Red Bull, ocupando empatado o quarto posto de pilotos com mais poles pelo mesmo time – à frente estão Lewis Hamilton pela Mercedes, Michael Schumacher pela Ferrari e Ayrton Senna pela McLaren.

PRIMEIROS PONTOS DE ALONSO
Fernando Alonso ainda não conseguiu seus primeiros pontos da temporada mesmo após seis corridas e mais duas Sprint. De fato, esse é seu pior início de temporada desde 2018, seu último ano defendendo a McLaren. Depois, teve dois anos de Alpine e agora está em seu terceiro com a Aston Martin, e nunca teve início de ano tão complicado com o time. Entretanto, das últimas três passagens por Ímola, só pontuou em uma com um décimo lugar. Resta saber se 2025 será a virada.

🎥 Vídeos mais recente