Após uma longa espera, os 20 pilotos do grid da Fórmula 1 retornaram à pista em Melbourne para a primeira sessão de classificação da temporada 2025. Com a McLaren dominando a primeira fila, desempenhos impressionantes de estreantes e algumas surpresas ao longo da sessão, confira os principais números e curiosidades da qualificação.
Lando Norris e Oscar Piastri garantiram a 66ª dobradinha da McLaren na F1, a primeira na Austrália desde 2012, quando Jenson Button venceu após largar ao lado de Lewis Hamilton na primeira fila. Norris conquistou sua 10ª pole position na carreira, e será a primeira vez que ele largará na primeira fila em Melbourne.
Piastri ficou muito próximo de sua primeira pole, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Com isso, ele se tornou o piloto com a maior sequência de largadas na primeira fila sem conquistar a pole, superando o recorde de Bruce McLaren, fundador da equipe.
Max Verstappen larga fora da primeira fila na Austrália pela primeira vez desde 2019. Já George Russell, que garantiu a quarta posição, ajudou a Mercedes a voltar ao top 4 em Melbourne, algo que aconteceu apenas uma vez nos últimos três anos.
Yuki Tsunoda igualou o melhor resultado da Racing Bulls em Melbourne, que pertencia a Verstappen em 2016, quando ainda era a Toro Rosso. Enquanto isso, a Williams segue mostrando evolução, com Alexander Albon largando em sexto, a melhor posição do time desde 2016 no circuito australiano.
Charles Leclerc, sétimo colocado, larga fora do top 6 pelo segundo GP consecutivo, após sua eliminação precoce no GP de Abu Dhabi 2024, quando foi apenas o 19º. Lewis Hamilton, em oitavo, tem um retrospecto curioso: das nove vezes que largou nessa posição, subiu ao pódio apenas uma vez, no GP da Áustria de 2022.
Pierre Gasly garantiu sua melhor posição de largada na Austrália ao ficar em nono, enquanto Carlos Sainz, agora na Williams, ajudou a equipe a colocar dois carros no Q3 pela primeira vez em 20 anos no circuito.
Entre os novatos, Isack Hadjar foi o melhor classificado, em 11º, com seu companheiro Tsunoda largando em quinto, garantindo um bom desempenho da Racing Bulls. Já Fernando Alonso, em 12º, não chegou ao Q3 pela primeira vez em Melbourne desde 2018.
Lance Stroll, 13º no grid, teve seus melhores resultados da temporada nos últimos dois anos na Austrália, o que pode ser um bom presságio. Jack Doohan, em sua primeira corrida em casa, larga três posições à frente de sua estreia na F1, em Abu Dhabi 2024.
O brasileiro Gabriel Bortoleto superou Nico Hülkenberg em sua estreia pela Sauber, garantindo uma vaga no Q2 e largando em 15º. Kimi Antonelli, que começa em 16º, não conseguiu avançar para o Q2 em sua estreia na Mercedes, algo que Hamilton também enfrentou em três das últimas seis corridas de 2024 com o mesmo carro.
Entre os que ficaram no Q1, Liam Lawson decepcionou ao ficar apenas em 18º, algo que só aconteceu uma vez em suas seis corridas na F1 em 2024 pela Racing Bulls. Seu antecessor, Sergio Pérez, também foi eliminado no Q1 seis vezes no ano passado pilotando pela Red Bull.
Esteban Ocon, agora na Haas, sofreu nove eliminações no Q1 em 2024 pela Alpine, e começa seu primeiro GP pelo novo time em 19º. Já Oliver Bearman teve um fim de semana desastroso, com um acidente, um erro na brita e um problema no câmbio, completando apenas 15 voltas nos primeiros quatro treinos do fim de semana.
A corrida está programada para 1h da madrugada de sábado para domingo no horário de Brasília (GMT -3), e o F1MANIA.NET acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.