F1: Novo formato de qualificação será testado novamente no GP da Itália

O GP da Itália de Fórmula 1, que será realizado no próximo fim de semana, trará de volta um formato de qualificação já testado no GP da Hungria este ano. Em Monza, será novamente aplicada a regulamentação que determina quais compostos de pneus da Pirelli podem ser utilizados em cada segmento da qualificação.

A organização da F1 acredita que é importante para a categoria se tornar mais sustentável. Limitar ainda mais o número de jogos de pneus a serem utilizados durante um fim de semana é uma medida para ajudar a garantir isso. Em um fim de semana normal, os pilotos têm à disposição 13 jogos de pneus, em Monza serão 11: três jogos de pneus duros, quatro jogos de pneus médios e quatro jogos de pneus macios.

Em uma sessão de qualificação regular, as equipes têm a opção de decidir qual composto desejam usar no Q1, Q2 e Q3. Para a Itália, está prescrito que os pneus duros devem ser usados no Q1, os pneus médios no Q2, e os macios no Q3. Vale ressaltar que, em caso de chuva no momento da sessão de qualificação, haverá livre escolha de pneus.

Reduzindo o número de jogos de pneus e também prescrevendo quando usar cada tipo de pneu na qualificação, a Fórmula 1 busca reduzir a quantidade de jogos de pneus não utilizados, o que é obviamente melhor em termos de sustentabilidade.

No circuito de Hungaroring, onde esse formato foi testado pela primeira vez, ficou evidente que as equipes foram muito menos ativas na pista durante os treinos livres, pois desejavam economizar jogos de pneus. Vários pilotos, incluindo Max Verstappen e Fernando Alonso, não ficaram satisfeitos com o novo formato. Uma nova avaliação ocorrerá após o GP da Itália e uma decisão será tomada sobre se esse formato será aplicado em todas as corridas no futuro.