F1: Novo composto da Pirelli será utilizado no GP do Bahrein

A Pirelli já anunciou suas seleções de pneus para as três primeiras corridas da temporada 2023 da Fórmula 1, com o novo composto C1, sendo utilizado na abertura da temporada no Bahrein.

O C1 do ano passado continuará sendo o mais duro dos compostos slick da Pirelli, mas agora será conhecido como C0, já que o novo pneu C1, colocado entre o C1 e o C2 do ano passado, em termos de níveis de aderência e durabilidade, será usado na F1, deixando assim, opções de seis compostos para seco em 2023.

Mas o fabricante de pneus continuará a selecionar três compostos de pneus secos para uso em cada final de semana de corrida nesta temporada, e as escolhas para as três primeiras etapas de 2023 são as seguintes:

GP do Bahrein: C1 (Duro), C2 (Médio), C3 (Macio)
GP da Arábia Saudita: C2 (Duro), C3 (Médio), C4 (Macio)
GP da Austrália: C2 (Duro), C3 (Médio), C4 (Macio)

A chegada do novo composto C1 foi confirmada pela Pirelli no final da temporada passada, e eles dizem que seu objetivo é ‘reduzir a diferença de desempenho entre o que antes eram os dois compostos mais duros da linha’, pois se encaixa entre o que era o C1 (agora C0) e o C2.

Entre outras mudanças em relação aos pneus que estão por vir na temporada 2023, os pilotos terão apenas 11 jogos novos de pneus slick disponíveis ao longo de um final de semana de corrida, ao invés de 13 como no ano passado.

Os planos para eliminar os cobertores de pneus da F1, permanecem para a temporada 2024, mas os planos para reduzir a temperatura dos cobertores de pneus para 50°C este ano, foram abandonados devido a preocupações em torno do aquecimento, com um compromisso encontrado de que os cobertores podem ser usados para pré-aquecer os pneus em 2023, na temperatura anterior de 70°C este ano, mas em uma janela reduzida de duas horas para economizar energia como parte das metas de sustentabilidade da Fórmula 1.

Em dois finais de semana de corridas nesta temporada, um novo formato de qualificação também será testado, no qual o Q1 terá os pilotos utilizando apenas pneus duros, o Q2 apenas pneus médios, e o Q3 pneus macios, embora os GPs onde esses testes serão realizados ainda não tenham sido definidos.

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.