F1: Novo chefe da VCARB diz que objetivo é o topo do pelotão intermediário

A Visa Cash App RB (VCARB, ou simplesmente ‘RB’, a antiga AlphaTauri) chega à temporada 2024 da Fórmula 1 com a ‘sensação de uma equipe totalmente nova’, de acordo com o novo chefe da equipe, Laurent Mekies, que promete ganhos significativos de performance sob sua liderança.

Depois da aposentadoria do experiente Franz Tost após o final da temporada 2023, Mekies, ex-diretor de corrida da Ferrari, assumiu o comando da equipe que entra em uma nova era.

Com a mudança de nome de AlphaTauri para RB, 2024 traz um visual novo e também altas expectativas, já que a equipe fortalece sua aliança com a ‘irmã’, Red Bull.

Depois de um fraco início de temporada em 2023, a equipe apresentou melhoras na fase final da temporada passada, após adotar a suspensão traseira da Red Bull a partir do GP de Singapura.

Esse impulso na reta final é o que Mekies espera levar para 2024 com o novo VCARB 01. “Foi uma longa espera”, disse Mekies sobre sua nova função, após deixar a Ferrari depois do GP da Bélgica de 2023. “E então foram semanas incríveis começando com a equipe aqui. É sobre o nascimento de uma nova equipe, é assim que vemos isso”, afirmou o francês ao RACER.

“É algo muito concreto, e é claro, uma nova equipe muito especial porque será construída sobre uma base incrível e uma história incrível da qual nos orgulhamos. Mas também a encaramos com o frescor de uma equipe totalmente nova”, acrescentou.

Mekies não é a única nova figura sênior na RB. Ele trabalhará ao lado do CEO Peter Bayer, nomeado na metade de 2023. Outros nomes importantes incluem Alan Permane como diretor de corrida, Tim Goss como diretor técnico, e Guillaume Catellani como vice-diretor técnico.

Apesar da equipe renovada, Mekies reconhece que há muitas áreas que precisam de melhorias para que o time possa se reposicionar na frente do pelotão intermediário. “Meu trabalho até agora tem sido entender a equipe, entender as pessoas, e entender quais são nossos pontos fortes e fracos”, disse Mekies. “É a atividade dessas primeiras semanas, e depois de fazer isso, começamos juntos a reforçar a equipe em todas as áreas onde sentimos que é necessário um passo adiante.”

Ele continuou: “A verdade é que queremos ver evolução em todas as áreas, e acreditamos que é assim que alcançaremos um verdadeiro passo em competitividade. Portanto, não é o caminho mais curto, mas sentimos que é um caminho que nos levará consistentemente ao topo do pelotão intermediário, onde queremos competir.”

“Temos a abordagem para construir essas bases, mas pode levar um pouco de tempo e pode significar que a primeira parte da temporada seja um pouco mais difícil, mas sentimos que é a abordagem certa se queremos ser sérios em relação aos nossos objetivos de médio prazo”, finalizou Mekies.