Regulamento prevê multas e até suspensões para pilotos que utilizarem linguagem inadequada
Max Verstappen afirmou que as novas sanções da FIA contra palavrões o farão ser menos direto em suas declarações na Fórmula 1. O piloto da Red Bull comentou sobre o tema antes do evento F1 75 Live, ressaltando que agora tanto ele quanto seus colegas precisarão ter mais cuidado com as palavras.
Questionado sobre as novas diretrizes, Verstappen preferiu não entrar em detalhes. “Prefiro não falar sobre isso. Pode me causar problemas, então é melhor não responder”, disse o holandês aos jornalistas, incluindo o F1Mania.net, em Londres.
Ao conversar com a mídia holandesa, Verstappen reforçou sua posição e indicou que limitará suas declarações. “Agora, você pode falar menos do que antes. Não vou dizer muita coisa a partir de agora, com certeza”, afirmou.
O tema voltou à tona quando Verstappen foi perguntado sobre um episódio recente na Fórmula E, no qual Dan Ticktum usou palavrões no rádio da equipe sem ser punido. O holandês reconheceu que o contexto e o destinatário das palavras influenciam na aplicação das penalidades. “Depende do que é dito e para quem. É algo complicado. No fim das contas, você prefere gastar esse dinheiro em algo melhor, como um quarto de bebê ou uma nova pintura”, brincou.
Para Verstappen, a mensagem da FIA ficou clara. “Agora é preciso ter muito cuidado com o que se fala. Isso ficou evidente”, comentou, citando o caso do piloto de rali Adrien Fourmaux, que recebeu uma multa pesada por um palavrão em uma entrevista pós-corrida. “Se você viu o que ele disse e foi punido por isso, então, sim… O jeito agora é ficar de boca fechada, mas aí não teremos muitas entrevistas também.”
Verstappen vê medidas da FIA como “extremas”
Perguntado se os pilotos podem contestar as novas regras, Verstappen admitiu que há discussões nos bastidores. “Falamos sobre isso entre os pilotos, e pelo que li, a maioria acha essa regra bastante anormal”, disse. “Mas se você der sua opinião, tem que ter cuidado. Se falar demais, pode acabar sendo punido de novo. Qualquer coisa pode ser ofensiva agora.”
O holandês entende que a FIA deseja evitar palavrões em coletivas de imprensa oficiais, mas acredita que as regras poderiam ser menos rígidas. “São medidas bastante extremas”, opinou.
Primeira punição já aplicada pela FIA em 2025
Em janeiro, a FIA atualizou o regulamento esportivo, incluindo um novo sistema de penalidades para linguagem inadequada. As punições podem variar de multas altas a perda de pontos e até suspensão. Se um piloto cometer a mesma infração três vezes em um período de dois anos, pode ser suspenso por um mês e ter pontos retirados na classificação.
No Mundial de Rali (WRC), a primeira multa já foi aplicada, sinalizando que a FIA está disposta a aplicar as novas diretrizes de forma rigorosa. A medida tem gerado controvérsia entre os pilotos e pode impactar a forma como eles se expressam dentro e fora das pistas.