F1: “Nosso carro está simplesmente lento demais”, afirmou Marko

O desempenho da Red Bull Racing no GP da Espanha de Fórmula 1, ficou muito abaixo do esperado pela equipe. A expectativa de reagir diante da McLaren se frustrou completamente, resultando em um fim de semana classificado como ‘duro e realista’, pelo consultor do time, Helmut Marko.

Antes da etapa em Barcelona, o chefe da Red Bull, Christian Horner, havia manifestado esperança de que a nova diretriz técnica sobre a flexibilidade das asas dianteiras reduzisse a vantagem da McLaren. A equipe de Woking, no entanto, dominou todas as sessões de treinos livres, garantiu a primeira fila do grid e ainda cruzou a linha de chegada com uma dobradinha liderada por Oscar Piastri, contrariando totalmente as previsões e acusações de ilegalidade feitas por Horner.

“O final de semana inteiro foi um choque de realidade para nós”, disse Marko no programa SportTalk, do canal austríaco Servus TV. “Esperávamos que as novas regras mudassem alguma coisa. Mas na verdade, nosso carro está simplesmente lento demais. Ficamos três décimos atrás, o mesmo que no começo da temporada. Talvez a McLaren tenha seguido se desenvolvendo… e melhor.”

Marko foi direto ao constatar a superioridade da equipe concorrente: “Achávamos que estaríamos lado a lado agora. Mas o fim de semana foi difícil para o Max (Verstappen) e para todos nós. Mais uma vez vimos que a McLaren está bem à frente”, disse ele, sem citar Yuki Tsunoda que também teve um péssimo desempenho em Barcelona.

Apesar da expectativa de que o traçado de Barcelona favorecesse o RB21, Verstappen não passou do terceiro lugar no grid, ficando três décimos atrás de Piastri. Durante a corrida, as altas temperaturas favoreceram o carro da McLaren, que trata melhor os pneus nessas condições. A Red Bull precisou de três paradas, contra duas da rival, o que complicou ainda mais sua estratégia.

A equipe agora mira o GP do Canadá como chance de reação. Espera-se um clima mais ameno em Montreal, o que pode beneficiar a Red Bull. “Espero que nosso carro volte a ser competitivo. E conto com temperaturas mais baixas, que devem acontecer no Canadá”, disse Marko. “O que antes era uma vantagem, o calor, agora está pesando demais nos pneus.”

Sobre o que vem sendo feito pela McLaren, o dirigente reconheceu: “Não sei exatamente o que eles fazem, mas conseguem manter o desempenho dos pneus por mais tempo. Infelizmente, o Canadá tem poucas curvas rápidas. Mas talvez possamos acertar o carro para entrar na janela certa de funcionamento. Acima de tudo, espero por uma corrida sólida e sem incidentes”, completou o austríaco.

🎥 Vídeos mais recente