F1: Norris venceu em Melbourne com dano no assoalho do carro

A McLaren revelou que Lando Norris conquistou sua vitória no GP da Austrália de Fórmula 1, com o assoalho do carro bastante danificado. Esse problema comprometeu o desempenho do piloto nas voltas finais da corrida, tornando a disputa com Max Verstappen ainda mais intensa.

Norris, que largou da pole position, liderou a maior parte da prova, mas enfrentou forte pressão de Verstappen nas voltas finais, especialmente após a chuva aumentar e Oscar Piastri rodar. No entanto, o que não era visível para o público, era que Norris estava lidando com um problema significativo no assoalho de seu MCL39.

Andrea Stella, chefe da McLaren, informou que o dano causou uma perda considerável de desempenho aerodinâmico, o que fez com que Norris não pudesse utilizar todo o potencial do carro. “Então, um problema que tivemos nas voltas finais da corrida com Lando, é que ele tinha o assoalho bastante danificado”, disse Stella à imprensa. “Ele perdeu desempenho aerodinâmico e isso significou que ele não podia utilizar todo o ritmo do carro. Então, acho que a situação ficou mais tensa do que normalmente seria o caso por causa desse dano no carro de Lando.”

O time ainda não sabe exatamente quando o dano ocorreu, investigando se foi durante uma saída de pista na curva 12 na volta 44 ou em outra manobra após a relargada. A McLaren analisará os dados para determinar o momento exato em que a perda de desempenho aerodinâmico se tornou evidente.

Apesar da pressão de Verstappen, que chegou a ficar na zona de DRS, Norris conseguiu manter a liderança e cruzar a linha de chegada em primeiro. Stella destacou que a equipe não se surpreendeu com a proximidade de Verstappen, reconhecendo a capacidade da Red Bull Racing e do piloto holandês de serem competitivos em condições desafiadoras. “Com o ritmo de Verstappen e da Red Bull, nunca há surpresa. É Verstappen e Red Bull, então eles sabem como fazer carros rápidos, sabem como correr rápido e sabem como correr bem neste tipo de condições complicadas”, encerrou Stella.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente