A Fórmula 1 viu a McLaren voltar ao topo do pódio no GP da Hungria, mas nem Lando Norris esperava que essa reação acontecesse tão cedo. O britânico admitiu que a recuperação da equipe superou suas próprias expectativas, após um início de temporada marcado por dificuldades.
Essa vitória em Hungaroring foi a primeira de Norris e da McLaren em um GP na temporada 2026. O resultado veio depois da introdução de um amplo pacote de atualizações no MCL40, incluindo um novo assoalho, mudanças nas partes dianteira e traseira do carro e dutos de freio revisados, permitindo ao piloto vencer com mais de quinze segundos de vantagem sobre Max Verstappen da Red Bull Racing, que ficou com o P2.
O começo do campeonato, porém, esteve longe do esperado para a atual campeã de pilotos e construtores. A equipe enfrentou problemas de confiabilidade com falhas no MGU-K dos dois carros em Xangai, além do acidente de Oscar Piastri na volta de reconhecimento em Melbourne. Após duas etapas, a McLaren somava apenas dezoito pontos e já estava oitenta atrás da Mercedes.
Segundo Norris, a equipe preferiu não criar expectativas durante esse período e concentrou seus esforços no desenvolvimento do carro: “Uma coisa que aprendi é não criar expectativas sobre o futuro e trabalhar apenas no presente. Foi assim que fizemos tudo como equipe. Foi por isso que voltamos ao topo na Hungria, trabalhando duro individualmente e também como equipe”, afirmou.

A estratégia da McLaren foi manter o MCL40 praticamente inalterado nas primeiras corridas para entender melhor o comportamento do carro e sua integração com a unidade de potência, antes de introduzir mudanças mais profundas. A equipe identificou que o principal ponto fraco estava nas curvas de alta velocidade e direcionou o desenvolvimento para corrigir essa característica, tendo o GP da Hungria como o primeiro grande objetivo desse novo caminho.
Mesmo com o resultado expressivo, Norris acredita que ainda há trabalho pela frente: “Estou otimista para o futuro e acho que podemos vencer mais corridas, mas temos concorrentes fortes e ainda existem pistas nas quais não estou confiante, porque o carro ainda não está no nível necessário em algumas áreas. Eu tinha confiança de que poderíamos vencer uma corrida, mas isso aconteceu um pouco antes do que eu imaginava. Também confio que conseguiremos melhorar os pontos que ainda não são bons o suficiente”, completou.