F1: Norris diz que vantagem da McLaren vai além do desempenho com pneus

Lando Norris afirmou que a vantagem da McLaren na temporada 2025 da Fórmula 1, não deve ser atribuída exclusivamente à forma como o MCL39 lida com os pneus. Segundo o britânico, o conjunto do carro e o equilíbrio geral são fatores igualmente determinantes para o desempenho da equipe, especialmente nas corridas.

A McLaren venceu cinco das seis etapas realizadas até o momento, confirmando as expectativas da pré-temporada de que o time de Woking teria um dos pacotes mais fortes do grid. Ainda que alguns concorrentes consigam se aproximar em voltas rápidas, os domingos têm sido território quase exclusivo da equipe.

O desempenho em Miami foi um exemplo disso. Mesmo assumindo a liderança apenas na 14ª volta, Oscar Piastri venceu com folga, cruzando a linha de chegada com mais de 30 segundos de vantagem sobre o melhor carro não-McLaren, o Mercedes de George Russell que terminou em P3. Além disso, Norris completou a dobradinha da McLaren em P2.

Apesar da discussão recorrente no paddock sobre o possível segredo da equipe no gerenciamento dos pneus, Norris acredita que essa explicação simplifica demais a situação.

“Muita gente fala sobre os pneus o tempo todo, mas não é só isso”, disse ele. “Há muitas coisas que fazemos bem, como o equilíbrio e a forma como o carro se comporta. Temos que continuar focando no nosso trabalho.”

O britânico também destacou que, ao contrário de outras equipes que já introduziram atualizações significativas, a McLaren tem adotado uma abordagem mais cautelosa no desenvolvimento.

“Nossa vantagem clara hoje está no domingo. Mas no sábado, outras equipes se aproximam. Às vezes até vemos equipes do meio do pelotão surpreendendo na sessão de classificação, mas caindo no domingo. A Fórmula 1 está cada vez mais equilibrada”, acrescentou.

Ainda assim, Norris reconhece que a equipe precisa melhorar o desempenho nas sessões de classificação, mas sem comprometer o rendimento nas corridas.

“Queremos melhorar nas sessões de sábado, mas sem abrir mão do que temos no domingo. Red Bull e Mercedes não estão longe. Já nos superaram em classificações algumas vezes. Eles estão fazendo um bom trabalho, mas os pontos são decididos no domingo. Nosso foco continua sendo esse”, completou o piloto da McLaren.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.