F1: Norris diz que não tem nada a perder na disputa pelo título em 2024

Lando Norris acredita que não há pressão sobre si mesmo e a McLaren nas disputas pelos títulos de pilotos e construtores na atual temporada da Fórmula 1. Com o GP de Singapura se aproximando neste próximo final de semana, Norris está a 59 pontos de Max Verstappen na classificação de pilotos, mas após a vitória de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão, a McLaren assumiu a liderança na classificação de construtores com vinte pontos de vantagem sobre a Red Bull Racing.

A Red Bull começou a temporada de 2024 com o mesmo domínio da temporada anterior, parecendo ser favorita para outro campeonato. No entanto, a equipe não manteve o ritmo e, desde a vitória de Norris no GP de Miami, a Red Bull não tem sido a mesma equipe, com Verstappen buscando sua primeira vitória desde o GP da Espanha. A equipe implementou atualizações para o RB20 na tentativa de melhorar seu desempenho, mas Helmut Marko, consultor da equipe, admitiu que os efeitos dessas atualizações só serão vistos em Austin.

Com apenas sete GPs restantes em 2024, sendo três deles finais de semana com corridas Sprint, a janela de oportunidade para Norris fechar a diferença de 52 pontos para Verstappen continua diminuindo. Sabendo que o desempenho atual de seu carro laranja é melhor que o RB20, o britânico foi questionado se o campeonato estava nas mãos dele.

Norris respondeu a essa pergunta no circuito Marina Bay nesta quinta-feira, mas disse que não acredita ser favorito para o título, apesar de ter um carro superior no momento. “Não. Se voltarmos ao início do ano, a Red Bull ainda estava dominante. E quero dizer, eles venceram as primeiras quatro ou cinco corridas do ano. Max teve as primeiras oito poles do ano e eles estavam nos batendo por margens maiores do que estamos batendo neles agora. Eles estão passando por um momento menos difícil do que passamos no início do ano”, disse o britânico.

O piloto de 24 anos continuou: “Foi só nas últimas duas corridas que eu diria que eles estiveram fora do ritmo, tanto um pouco na sessão de classificação quanto, provavelmente mais, na própria corrida. Mas se você voltar ao fim de semana passado, Max apenas disse que não acertou a configuração, essa foi sua desculpa para isso. E Checo (Sergio Perez) talvez, se não um dos mais rápidos, deveria ter vencido a corrida, então isso não é apenas Max tendo um fim de semana ruim, não é a Red Bull tendo um fim de semana ruim”, acrescentou.

“Acho que as pessoas só precisam olhar mais especificamente para as coisas que são óbvias e estão na frente delas, e não fazer julgamentos de coisas gerais. Mas ainda é para ele (Verstappen) perder, não para mim. Eu ainda sou o que não tem nada a perder no momento”, completou Norris.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Singapura com o jornalista Rodrigo França.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.