F1: Norris celebra pole na Austrália, mas mantém cautela para a corrida

Lando Norris conquistou uma pole position impressionante para o GP da Austrália, mas alertou sua equipe, a McLaren, para não se precipitar quanto às expectativas para a corrida. O britânico precisou superar um desafio extra na parte final da classificação, já que teve sua primeira volta no Q3 anulada por ultrapassar os limites de pista na curva 4. Com isso, ficou sob pressão para entregar uma volta perfeita e superar o tempo de 1min15s980 de Oscar Piastri.

Na última tentativa, Norris conseguiu baixar a marca do companheiro de equipe em 0s084, registrando 1min15s096 e garantindo sua décima pole position na Fórmula 1. Além disso, este é o primeiro carro da McLaren a largar da primeira fila em Melbourne, um feito que não era alcançado pela equipe desde 2012, quando Lewis Hamilton conquistou a posição de honra no início da temporada. O resultado também iguala a McLaren à Ferrari no recorde histórico de poles em etapas de abertura do campeonato, ambas agora com 12.

Apesar do desempenho forte no sábado, Norris enfatizou que a equipe precisa manter os pés no chão para a corrida. “É uma maneira perfeita de começar o ano, e parabéns a toda a equipe. Todos fizeram um trabalho incrível para continuar de onde paramos no final da última temporada e iniciar com uma dobradinha no grid”, disse o britânico. “Vai ser uma corrida difícil, mas foi uma forma perfeita de começar.”

Norris destacou o potencial da McLaren e a dificuldade em extrair o máximo do carro. “O carro está extremamente rápido e, quando você acerta tudo, ele é inacreditável. Mas é difícil juntar tudo, então foi uma disputa apertada entre mim e Oscar. Principalmente depois que perdi a primeira volta por track limits. Isso me colocou em uma posição complicada, pois eu precisava assumir mais riscos na segunda tentativa, mas sem errar ou ultrapassar os limites novamente”, explicou. “É um equilíbrio mental difícil de alcançar, mas eu consegui, então estou feliz.”

Mesmo com a pole, Norris não se deixa levar pelo entusiasmo e mantém a cautela sobre o que esperar da corrida no domingo, especialmente com a previsão de chuva em Melbourne. “Nunca vou me antecipar e achar que já está tudo garantido, mas estou confiante de que estamos em uma ótima posição. No entanto, sabemos o quão rápido Max e a Red Bull são no molhado, então vamos esperar para ver como tudo se desenrola na corrida.”

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente