F1: Norris admite “sorte” ao terminar GP da China com falha crítica no freio

Problema grave nos freios quase custou pódio da McLaren em Xangai

Lando Norris confessou que foi “sortudo” por conseguir completar o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, mesmo enfrentando um problema grave no pedal do freio durante as voltas finais da corrida.

Apesar da dobradinha da McLaren — com Oscar Piastri cruzando a linha de chegada à frente — o segundo lugar de Norris esteve em risco nos momentos finais. O britânico, que largou em terceiro, ainda buscava a vitória em Xangai quando, faltando sete voltas, relatou que o pedal do freio estava afundando.

Com o desempenho comprometido, Norris teve que administrar o problema enquanto via sua vantagem sobre George Russell diminuir, cruzando a linha de chegada apenas 1,3 segundo à frente do piloto da Mercedes.

O líder do campeonato, agora com oito pontos de vantagem sobre Max Verstappen, revelou que o problema começou antes do que ele imaginava:

“Acho que [os freios] começaram a ir embora bem cedo. Mas, você sabe, sempre há uma tendência de os freios ficarem um pouco mais longos.”

Segundo Norris, a equipe identificou o problema antes que ele percebesse e optou por não alarmá-lo:

“Acho que a equipe estava escondendo isso de mim porque viram o problema começando bem antes e sabiam que ia virar uma dor de cabeça.”

Nas últimas dez voltas, Norris contou que ficou apreensivo com a possibilidade de nem sequer completar a prova:

“Fiquei bem nervoso com a possibilidade de nem terminar a corrida, porque dava pra notar o quanto piorava a cada volta e em cada zona de frenagem. Não é nada agradável quando você está no carro, espera um pedal firme e ele simplesmente vai até o fundo. Não te enche de confiança, especialmente numa pista rápida como essa.

**“Então tivemos sorte de simplesmente terminar a corrida e ainda à frente do George. Fomos muito sortudos. Acho que nas últimas voltas, os tempos estavam três ou quatro segundos piores ou até mais.”

Norris reconheceu que não pôde competir com Piastri pelo topo do pódio por conta do defeito:

“Tivemos um final difícil e eu adoraria ter pressionado um pouco mais, tentado dar um pouco de trabalho para o Oscar, mas hoje não deu. É algo que precisamos entender e garantir que não aconteça de novo.”

Confiança na McLaren para evitar novos problemas
Apesar da falha, Norris afirmou não estar preocupado com uma possível repetição do problema nas próximas etapas. O piloto confia na McLaren para corrigir o defeito a tempo do GP do Japão.

Quando questionado se temia que a falha pudesse se repetir, Norris foi direto:

“Espero muito que não! Não, não tenho essa expectativa. Acho que foi um problema que aconteceu, mas que não deveria ter acontecido, basicamente. Estava piorando rapidamente, provavelmente mais rápido do que o time esperava quando identificou.”

“Acho que eles perceberam pouco depois da metade da corrida, mas daí em diante o desgaste acelerou. Seja lá o que for, não sei ao certo, mas ficou crítico nas últimas cinco voltas.”

“Então, acho que é um problema que não deveria acontecer, basicamente. E tenho certeza de que eles vão investigar e garantir que isso não volte a ocorrer.”

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, o GP do Japão, acontece no dia 6 de abril.

🎥 Último vídeo no canal